Topo

Esse conteúdo é antigo

Juscelino nega uso de voo da FAB para evento de cavalo: 'Fui para reuniões'

Do UOL, em São Paulo

06/03/2023 15h19Atualizada em 06/03/2023 18h44

?

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), negou que tenha usado voo da FAB para ir a evento equestre, como mostrou reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, e disse que as viagens para o Maranhão e São Paulo foram para reuniões de trabalho.

O ministro tem uma reunião hoje à tarde com o presidente Lula (PT). O presidente disse semana passada que, se Juscelino não provar sua inocência, não ficará no governo.

O que disse o ministro?

  • Segundo Juscelino, nos últimos dias ele foi vítima de "ataques distorcidos".
  • O ministro disse que houve um "erro de sistema", que gerou automaticamente diárias para todo o período, sem diferenciar o fim de semana.
  • Juscelino negou que tenha ido a São Paulo participar de eventos de cavalos, e afirmou que a agenda incluiu reuniões com a diretoria da Claro, gerências da Telebras e Anatel, e que por isso utilizou o avião da FAB.
  • "Meu retorno se deu em voo da FAB compartilhado, solicitado por outro ministério"
  • Sobre as suspeitas de ocultação de patrimônio, Juscelino garantiu que declara à Receita Federal todos os seus bens, incluindo cavalos, e que suas contas sempre foram aprovadas, inclusive pela Justiça Eleitoral.
  • O ministro finalizou dizendo que está à disposição das autoridades, mas que é "inaceitável que me envolvam com atos de terceiros".
Sabe o que eu fiz? Devolvi as diárias assim que eu soube, ainda no dia 19 de janeiro. (...) E, para deixar claro, isso foi um mês antes de surgir qualquer matéria na imprensa sobre isso. Eu devolvi porque é o certo a se fazer
Juscelino Filho, ministro das Comunicações

Médico radiologista e sem experiência em Comunicação, Juscelino era um deputado federal do baixo clero até o ano passado. Foi incluído por Lula na sua equipe nas chamadas "cotas parlamentares" para facilitar relação com o Congresso.

Na última quinta-feira (2), o ministério negou irregularidades e afirmou que Juscelino já havia devolvido as diárias recebidas pela agenda descrita como "urgente" que, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, somavam R$ 3 mil.

O que diz o ministério?

  • A nota ressalta que o ministro cumpriu agenda oficial nos dias 26 e 27 de janeiro, e que ele estava acompanhado de três membros da sua equipe ministerial em voo.
  • Ministério disse ser "inaceitável aventar qualquer prática ilegal" porque Juscelino estaria em seu "período de folga".