Topo

Brigas e 'unfollow': as tretas de Michelle com 3 dos 4 filhos de Bolsonaro

Michelle Bolsonaro já teve rusgas públicas com filhos do marido - Isac Nóbrega/PR/Divulgação
Michelle Bolsonaro já teve rusgas públicas com filhos do marido Imagem: Isac Nóbrega/PR/Divulgação

Colaboração para UOL, em Cuiabá (MT)

07/03/2023 12h02Atualizada em 08/03/2023 08h52

Michelle Bolsonaro voltou a ter rusgas com filhos do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Recentemente, o protagonismo da ex-primeira-dama dentro do PL gerou olhares tortos de Flavio Bolsonaro, senador e chamado de "filho 01" de Jair.

Veja abaixo algumas tretas envolvendo Michelle e três dos enteados — já que o quarto, Eduardo, costuma parecer ter uma relação mais amena com Michelle.

01: Protagonismo no PL gerou irritação

De acordo com a jornalista Juliana Dal Piva, o protagonismo de Michelle no PL incomodou Flávio, que é senador pelo partido. Antes, chegou-se a apontar que a ex-primeira-dama e o 01 tinham relação amistosa, assim como com Eduardo, o filho 03 — que aparentemente é quem tem a relação mais tranquila com Michelle.

Interlocutores da família contaram que Flávio não apoia o avanço da madrasta dentro do partido e o senador já teria reclamado por se sentir "apagado" com a presença dela nos eventos.

Um dos episódios que incomodou Flávio aconteceu no jantar dos parlamentares do PL com Valdemar Costa Neto, presidente do partido. O evento era um apoio ao senador Rogério Marinho, que disputava o comando da Casa e Michelle foi convidada pelo ex-ministro Walter Braga Netto.

Na ocasião, Flávio teria ficado incomodado a ponto de deixar o jantar. Ele alegou que tinha "pessoas para receber em casa", mas a justificativa não colou entre os presentes.

02: Unfollow pós-eleição

Depois da derrota de Jair Bolsonaro nas urnas, em outubro do ano passado, os perfis de Michelle Bolsonaro e do marido deixaram de se seguir no Instagram. O unfollow trouxe à tona especulações sobre a relação entre a ex-primeira-dama e os enteados, já que Carlos Bolsonaro foi apontado como responsável pela ação.

Em comunicado oficial, Michelle afirmou que o marido não era o responsável por administrar as redes e que os dois seguiam "firmes, unidos, crendo em Deus e crendo no melhor para o Brasil".

Na época, a jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de São Paulo, publicou que pessoas próximas à família Bolsonaro estavam chamando Michelle de "falsa crente" por conta dos constantes embates travados com os filhos do marido. As brigas com Carlos, o filho 02 do ex-presidente, seriam as mais problemáticas.

O título de "falsa crente" teria surgido pela dificuldade de perdoar da ex-primeira-dama, que também foi acusada de ajudar a afastar Bolsonaro dos quatro filhos e limitar o acesso dos enteados ao Palácio da Alvorada.

Mais 02: brigas vazaram durante a campanha

Enquanto Bolsonaro pregava sobre o valor da família durante a campanha de reeleição, os primeiros indícios da relação conturbada entre Michelle e Carlos começaram a vazar. A presença de Carlos já havia sido restringida no Palácio do Alvorada, provocando irritação no filho do ex-presidente.

Durante a campanha eleitoral, Carlos se enfureceu com a presença e uso de uma equipe de marketing na campanha. Michelle e 02 se desentenderam, já que ele acreditava que seria eficaz reeditar a mesma estratégia colocada em prática em 2018, quando o pai se elegeu presidente.

michelle - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Bolsonaro, Michelle e Carlos em foto da posse presidencial de 2018
Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Na última semana antes do segundo turno das eleições presidenciais, o clima bélico entre Michelle e Carlos chegou ao ápice. O enteado estava acompanhando uma reunião com o pai e outros integrantes no Palácio do Planalto quando a madrasta pediu para que ele se retirasse.

Carlos foi embora e, enfurecido, decidiu não acompanhar mais o pai no debate da Globo, marcado para 28 de outubro.

04: Acusou mãe de Jair Renan de 'alpinismo'

Nas eleições do ano passado, a mãe de Jair Renan, o 04, se candidatou a deputada distrital do Distrito Federal usando o nome "Cristina Bolsonaro". Ela foi criticada por Michelle, que afirmou que "alpinistas estão tentando subir na vida" ao adicionar o sobrenome do marido nas urnas.

A fala foi rebatida publicamente por Jair Renan dos stories do Instagram. O 04 afirmou que a opinião da madrasta não reflete a realidade e ressaltou que a mãe foi casada com o pai durante 16 anos.

"Sou fruto desta relação, onde houve parceria e muito amor. Portanto, não podemos negar o fato de que minha mãe teve sua contribuição com a chegada do meu pai à Presidência da República".

Na "indireta" para a madrasta, Jair Renan ainda declarou que a mãe tinha direito de usar o sobrenome do pai e que a atitude não era uma "vaidade", mas "por fato e direito". A briga começou também no Instagram, quando Michelle publicou que o único candidato apoiado pela família Bolsonaro era o irmão dela, Fernando Torres, que também tentou ser deputado distrital do DF.