Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Protagonismo de Michelle Bolsonaro no PL gera rivalidade com Flávio

Colunista do UOL

03/03/2023 04h00Atualizada em 07/03/2023 12h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O protagonismo que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro adquiriu junto ao PL incomoda o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e gera uma rivalidade familiar. O PL quer atrair mulheres para o partido e conta com Michelle para a tarefa, mas os planos da cúpula da legenda enfrentam resistência dos enteados. Antes o problema maior era o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), mas o senador também não apoia o avanço da madrasta.

Interlocutores da família dizem que, ao acompanhar os comentários em torno da figura da ex-primeira-dama, Flávio Bolsonaro se incomoda por se sentir "apagado" com a presença dela nos eventos.

Um episódio que é contado entre integrantes do partido ocorreu no jantar dos parlamentares do partido com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, pouco antes da eleição para a presidência do Senado. O evento era um apoio ao senador Rogério Marinho que disputava o comando da Casa.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro - Divulgação/PL - Divulgação/PL
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro
Imagem: Divulgação/PL

Quem levou Michelle ao jantar foi o ex-ministro e ex-candidato à vice-presidente Walter Braga Netto. Ao ver a madrasta no jantar e ouvir os comentários sobre uma possível candidatura de Michelle, Flávio disse, em tom de desdém, na mesa em que estava que ela "nunca será" candidata. Pouco depois, ele deixou o jantar. Alegou para a colunista Bela Megale do jornal O Globo que tinha "pessoas para receber em casa". Mas a justificativa não convenceu os mais próximos.

O partido prepara para este mês um evento em Brasília para apresentar publicamente Michelle como a presidente do PL Mulher. Interlocutores do PL e da família Bolsonaro contaram à coluna que o evento é preparado com cuidado porque Michelle ainda resiste à entrada formal na política, mas também para evitar atritos familiares.

A legenda planeja para ela uma agenda de viagens pelo país a partir de maio e que deve começar pelos lugares em que Bolsonaro foi mais bem votado no Sul e no Centro-Oeste.