Vídeo mostra sargento tentando recuperar joias na Receita, revela TV
Vídeo obtido com exclusividade pelo blog da jornalista Andréia Sadi e exibido pela GloboNews mostra o momento em que o sargento enviado por Jair Bolsonaro (PL) tenta recuperar as joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, presenteadas a Michelle Bolsonaro, que estavam apreendidas pela Receita Federal.
O que mostram as imagens?
- Gravação mostra o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva alegando que precisava "retirar um material". O registro foi feito pelas câmeras de segurança da unidade de alfândega dentro do aeroporto de Guarulhos;
- Jairo alega caráter "de urgência" no pedido, diante da negativa do servidor da Receita Federal. O sargento ainda tenta justificar o pedido diante da "passagem de comando", como se refere ao fim do mandato de Jair Bolsonaro.
- O auditor se nega a falar com um "coronel" para o qual Jairo chega a ligar, avisando que "o supervisor" negou o pedido. Como forma de pressão, ele fala com o suposto coronel sugerindo "quer falar com ele?".
Entenda o caso das joias
- Bolsonaro tentou receber de forma ilegal um conjunto de joias avaliado em 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões). As peças seriam um presente do governo da Arábia Saudita.
- Os itens foram encontrados na mochila de um assessor do governo e foram retidos pela alfândega no aeroporto internacional de Guarulhos (SP), porque a lei obriga a declaração de bens com valor superior a mil dólares vindos do exterior
- O governo poderia ter recebido as joias como um presente oficial. Nesse caso, porém, os bens ficariam para o Estado, e não para a família Bolsonaro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.