Topo

Esse conteúdo é antigo

Ricupero: Não existe diamante grátis; país sério não troca presentes assim

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/03/2023 12h22

O diplomata e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero disse no Análise da Notícia que um país sério não dá presente da "dimensão" das joias que a Arábia Saudita deu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Embora não exista uma regra codificada sobre presentes diplomáticos, o presente dessa natureza não é dado e nem recebido por um país sério. Não conheço nenhum caso na história recente de um presente de diamantes.

Normalmente, entre países sérios, o que se dá são condecorações ou, então, quando dá um presente, é uma coisa simbólica, algo mais pessoal. O Papa, por exemplo, dá um terço, uma medalha ou um livro que ele escreveu e alguém que o visite dá um presente religioso".

Ele também considera suspeito que o presente tenha sido enviado pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

É suspeito para quem dá e para quem recebe. A minha impressão é que um presente dessa dimensão nunca será dado por um país que se leve a sério, quem dá tem alguma outra intenção e quem recebe também".

O que é estranho nessa operação é que, quando há uma visita como essa, pode haver no final uma troca de presentes, mas se dá na hora. Nunca vi um caso de darem um presente enviado por um intermédio de um ministro de Minas e Energia. Acho muito estranho e curioso isso".

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: