Topo

Aziz defende convocar Bolsonaro e Albuquerque para explicar caso das joias

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/03/2023 10h14

O senador Omar Aziz (PSD-AM) defendeu a convocação de Jair Bolsonaro e de Bento Albuquerque à Comissão de Transparência e Fiscalização para esclarecer o escândalo das joias. Eleito presidente desta comissão, o parlamentar disse, em entrevista ao UOL News nesta sexta, que tanto o ex-presidente como o ex-ministro de Minas e Energia têm muito a se explicar sobre o caso.

O ex-ministro terá que comparecer à comissão para se explicar. Como um ministro se presta a trazer uma joia dessa em mãos? É uma história muito mal contada. A comissão tem a obrigação de fazer a fiscalização. Isso não é contra A ou B. Há indícios fortíssimos de propina. E estamos falando em um voo regular. Imagine o que deve ter acontecido nos voos presidenciais, que até cocaína já soubemos que transportavam. Omar Aziz, senador (PSD-AM)

Aziz fez duras críticas a Bolsonaro e seu discurso dúbio, no qual defende a honestidade e ao mesmo tempo se envolve em escândalos. O senador quer ouvir do ex-presidente as razões pelas quais incorporou ao seu acervo pessoal joias que deveriam fazer parte do patrimônio da União.

Eu quero saber do Bolsonaro porque ele recebeu presentes de R$ 16,5 milhões e ele queria levá-los para casa. Os hipócritas um dia colocam a cara. Esse rapaz passou quatro anos dizendo que era honesto e não é. Ele é desonesto e mente para ele mesmo. Menospreza a inteligência do povo brasileiro desde o primeiro momento em que assumiu. Ele não pode achar que é impune. Omar Aziz, senador (PSD-AM)

Omar Aziz: Além de cassado, Nikolas Ferreira deve ser banido da política

O senador Omar Aziz (PSD-AM) defendeu uma punição rigorosa ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que proferiu um discurso transfóbico na Câmara no Dia Internacional da Mulher. Omar fez duras críticas ao parlamentar e disse que ele, além de perder o mandato, deveria ser banido da política.

Esse tipo de gente tem que ser banida da política. Isso não é política. É um cara que se traveste de político para querer aparecer e ganhar seguidores. Não está atrás de ajudar o povo brasileiro ou de votar matérias importantes. Lógico que tem que ser cassado. Já era para o Conselho de Ética se reunir, pedir o afastamento dele da Câmara e, no processo, chegar à cassação. Essas pessoas só estão atrás de voto. [Atacar pessoas trans] Dá muito voto, sim. Omar Aziz, senador (PSD-AM)

Josias: Crime de Nikolas Ferreira dá cadeia; infelizmente, isso não acontecerá

Ao comentar as punições cabíveis ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que proferiu um discurso transfóbico na Câmara, Josias de Souza foi cético. O colunista lamentou que, apesar da gravidade do caso, o parlamentar não será preso e demonstra que o bolsonarismo ainda terá longevidade no país.

Primeiro, deveria ser a cassação do mandato. Segundo, a cadeia, porque a transfobia é um crime reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal. Isso é o que deveria acontecer, mas infelizmente não acontecerá e podemos dizer isso com muita segurança. Esse é o histórico do Congresso Nacional, onde não há inocentes: só culpados e cúmplices. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: