Topo

Vice-líder do PT critica Deltan sobre CPI das joias: 'Falso moralista'

Colaboração para o UOL

10/03/2023 19h09

O vice-líder do governo na Câmara, deputado Rogério Correia (PT-MG) criticou o também deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) por ainda não ter assinado a proposta de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao país.

Em entrevista durante o UOL News desta sexta-feira (10), Correia afirmou que Deltan está "entre a cruz e a espada".

Se não assina, mais uma vez se desmoraliza como o falso moralista que ele sempre foi. Se assina, briga com bolsonaristas, que não querem assinar. Então não sei o que Deltan Dallagnol vai fazer.

Rogério Correia ainda afirmou durante a entrevista que já conseguiu coletar 82 assinaturas desde quarta-feira visando a abertura da CPI. Segundo ele, é preciso levar a investigação também para o Congresso.

Todos que querem ver isso de fato elucidado precisam assinar essa CPI. Ela vai entrar para dar maior clarividência aos fatos ilegais que foram feitos.

Sakamoto: Militares golpistas mereciam ser punidos como traidores da pátria

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto afirmou durante o UOL News que os militares que auxiliaram os golpistas que invadiram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro merecem ser punidos como golpistas.

Em depoimento ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, um servidor da Polícia Federal que estava no local durante os ataques disse que militares escoltaram os golpistas que depredaram o espaço até a saída de emergência, para evitar que fossem presos.

Esse militares do Planalto que ajudaram golpistas mereciam ser punidos como traidores da pátria.

Sakamoto ainda lembrou que, horas depois dos ataques, dois blindados da força terrestre foram colocados na porta de um acampamento golpista que estava montado em frente ao Quartel-general do Exército em Brasília para impedir que a Polícia Militar prendesse os golpistas.

Aí se pergunta, quem eles queriam proteger? Amigos deles? Familiares de militares? Financiadores do golpe? Assessores ou políticos que eles queriam proteger no palácio do Planalto e no acampamento? Isso precisa ser investigado e descoberto.

Decisão do STF sobre armas é civilizatória e vai salvar vidas, diz Sakamoto

Leonardo Sakamoto também falou sobre o plenário do STF ter formado maioria para suspender o julgamento de todos os processos na Justiça que discutem a legalidade do decreto do presidente Lula (PT) que impõe controle maior sobre armas de fogo.

Segundo o colunista do UOL, a decisão da é civilizatória e vai salvar vidas.

As pessoas acabam se matando. Uma população mais armada não será escravizada? Não. Uma população mais armada se mata mutuamente.

O colunista ainda recordou casos de ataques de bolsonaristas a apoiadores do PT por conta de desavenças políticas ao longo da campanha de 2022.

O STF falou, vamos acabar com essa pouca vergonha que isso vai dar dor de cabeça porque qualquer juiz que é a favor do armamentismo na base vai lá e da uma decisão contrária [ao decreto]. Essa decisão do STF é civilizatória e vai salvar vidas.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: