Comissão de Ética: afinal, o que faz órgão que investiga joias de Bolsonaro
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) vai investigar as responsabilidades de todos os envolvidos no caso das joias da Arábia Saudita recebidas por Jair Bolsonaro e pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Vinculada ao presidente da República, a CEP é o órgão central do Poder Executivo Federal em matéria de gestão da ética pública. O conselho é formado por até sete brasileiros, nomeados pelo presidente da República para mandatos de até três anos, com possibilidade de uma recondução.
Afinal, o que faz um conselho de ética?
Ética é a área da filosofia que trata do comportamento humano. Vinda do grego ethos, que significa modo de ser ou comportamento, a palavra representa a forma como o ser humano deve se comportar no seu meio social.
Nas profissões, por exemplo, os princípios éticos foram estabelecidos como normas que orientam as ações no trabalho. Diversas instituições e empresas contam com seus próprios conselhos de ética, e esse também é o caso do serviço público federal.
Os conselhos de ética são formados por uma equipe que analisa processos éticos. As ações do grupo visam julgar e promover a responsabilização da pessoa envolvida em uma denúncia.
Entre as funções dos conselhos de ética, estão:
- Implantar um código de ética, ou seja, um guia de conduta, na instituição ou empresa em questão;
- Realizar orientações preventivas;
- Responder a consultas relacionadas à ética;
- Investigar infrações éticas;
- Responsabilizar e possivelmente punir os infratores.
No caso específico da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP), "os principais atores são servidores, dirigentes e gestores públicos que, no papel de agentes da ética, instituem e compõem as comissões de ética nos órgãos e entidades públicas federais, com a finalidade de sedimentar uma cultura ética no serviço público federal", segundo definição do próprio órgão.
Os aspectos educativo e preventivo são fundamentais na esfera ética, o que torna as comissões essenciais para a consolidação da cultura ética na Administração Pública Federal.
Guia para constituição de comissão de ética do CEP
O que pode ser considerado uma infração?
A infração ética é a conduta contrária ao código de ética, passível de punição. No Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n° 1.171, de 1994), por exemplo, são listadas algumas infrações:
- Usar do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;
- Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;
- Desviar servidor público para atendimento a interesse particular;
- Apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente.
Outras infrações éticas que também podem ser denunciadas aos conselhos são assédio moral e sexual, perseguições no ambiente de trabalho, racismo, etc.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.