Topo

Esse conteúdo é antigo

Moraes entregará laudo sobre 'minuta do golpe' quando PF finalizar inspeção

Jair Bolsonaro e Anderson Torres em evento em Brasília - 27.jun.2022 - Evaristo Sá/AFP
Jair Bolsonaro e Anderson Torres em evento em Brasília Imagem: 27.jun.2022 - Evaristo Sá/AFP

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

22/03/2023 22h31

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), respondeu a uma solicitação feita por Benedito Gonçalves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele quer que Jair Bolsonaro (PL) tenha acesso à perícia realizada pela PF (Polícia Federal) no documento encontrado na casa de Anderson Torres.

O que aconteceu:

  • O caso é analisado num processo sobre a reunião do ex-presidente com embaixadores internacionais em 2022. Na ocasião, ele disse que o TSE buscava eleger políticos de esquerda ao supostamente impedir que medidas de transparência, como o voto impresso, fossem adotadas.
  • Moraes também também deve enviar ao TSE o depoimento prestado à PF por Torres sobre o documento. A corporação analisa as impressões digitais encontradas no documento. No entanto, a inspeção ainda não foi concluída, segundo o magistrado.
  • A defesa do ex-presidente chegou a pedir que a minuta fosse excluída dessa ação. No entanto, o TSE decidiu manter a inclusão do documento golpista encontrado na casa de Torres. Ele entendeu que a peça seja um possível desdobramento da reunião.
  • Ao realizar buscas na casa do ex-ministro, a corporação encontrou uma proposta de decreto para que Bolsonaro instaurasse estado de defesa no TSE. O objetivo, segundo o texto, era reverter o resultado da eleição, que teve Lula (PT) como vencedor.

Não há qualquer óbice ao compartilhamento desta investigação, notadamente, no que diz respeito às solicitadas informações sobre o resultado dos exames periciais realizados na 'minuta de decreto de Estado de Defesa"
Moraes ao TSE