Topo

Esse conteúdo é antigo

Tales: Se Moro não quer foro especial no STF, basta abrir mão do mandato

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2023 13h35

O colunista do UOL Tales Faria disse no UOL News que o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) precisa ser mais "coerente" ao falar em abdicar do foro privilegiado.

Imagino que ele saiba, sendo um ex-juiz, que o foro privilegiado não é decisão pessoal, é uma questão da legislação que determina se é ou não é, não basta falar que abre mão do foro privilegiado. Se ele quiser abrir mão do foro privilegiado, tem um caminho: abrir mão do mandato".

Ele não se manifestou tanto contra o foro privilegiado nos casos favoráveis, como as pessoas que ele apoia. Ele certamente era a favor do foro privilegiado quando Jair Bolsonaro (PL) era presidente".

O que Moro disse?

  • Moro diz que o foro especial no STF é um "odioso privilégio" que não pretende usar e que a suposta extorsão citada por Tacla Duran está ligada ao período em que ele atuava como juiz federal da Lava Jato, e não como senador
  • Moro deixou a magistratura em 2018 para assumir ministério na gestão Bolsonaro

Bolsonaro reclama de regras para volta, mas sem elas acusaria governo de colocá-lo em risco, diz Tales

Tales também repercutiu a notícia de que Bolsonaro não gostou das medidas de segurança para sua volta ao Brasil, como a colocação de barreiras na Praça dos Três Poderes e não poder desembarcar pela saída principal do aeroporto, tendo de deixar a área de embarque por uma via lateral.

Se não houvesse esquema de segurança, eles iam acusar o governo de colocar a vida dele em risco. Como é um esquema de segurança para evitar que a vida dele seja posta em risco, ele está reclamando. Ele iria reclamar de qualquer maneira".

Fato é que ele estava se preparando para fazer um tumulto no aeroporto".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: