Topo

Mourão nega golpe e diz que ditadura 'dinamizou sociedade brasileira'

Ex-vice-presidente Hamilton Mourão é general da reserva do Exército - Isac Nóbrega/PR
Ex-vice-presidente Hamilton Mourão é general da reserva do Exército Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

31/03/2023 10h40Atualizada em 31/03/2023 10h51

O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) elogiou hoje o golpe de Estado de 1964, que exatamente há 59 anos instaurou a ditadura militar que matou, torturou e sequestrou centenas de brasileiros.

O que ele disse?

Mourão chama golpe de "Revolução de 31 de março". "Somam-se ataques às Forças Armadas desfechados nesta semana em mais um aniversário da Revolução de 31 de março de 1964", escreveu ele em texto publicado pelo jornal Correio Braziliense.

Para ele, ditadura deixou legado positivo. "É praticamente impossível não encontrar os traços e antecedentes das reformas empreendidas naquele período, que dinamizaram sua sociedade e, principalmente, fortaleceram a democracia brasileira, que, pela primeira vez, teve um regime inaugurado sem golpe de Estado."

Ex-vice-presidente criticou Lula por "desatinos", e governo por "omissões em relação à segurança pública". "Os militares brasileiros conhecem muito bem o seu papel nessa democracia", disse. "Quem parece não conhecer são os que, achando-se donos da história, querem dirigir o país com os olhos no retrovisor."Exército ameaçou punir oficiais que comemorassem aniversário do golpe militar. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrou que o comandante do Exército orientou oficiais-generais a não comemorarem ou participarem de eventos comemorativos.

Golpe militar

Em 31 de março de 1964, militares contrários ao governo de João Goulart (PTB) destituíram o presidente eleito e assumiram o poder por meio de um golpe.

O governo comandado pelas Forças Armadas durou 21 anos e implantou um regime ditatorial. A ditadura restringiu o direito do voto, a participação popular e reprimiu com violência todos os movimentos de oposição.

Relatório da Comissão Nacional da Verdade confirmou que ao menos 434 brasileiros morreram ou desapareceram durante o período.

Quase cinco mil representantes eleitos foram destituídos, e mais de 20 mil pessoas foram torturadas. Os números são da Human Rights Watch.