O colunista do UOL Josias de Souza criticou a declaração de Lula, que ligou os games à violência nas escolas, e avaliou que o presidente "lidera a oposição" ao seu próprio governo pelas falas polêmicas.
Lula tropeçou novamente. Ele parece se considerar autossuficiente e adquiriu o mau hábito de falar dez vezes antes de pensar. Isso lhe rende críticas em ambientes tão diversos quanto a Casa Branca e a casa do filho. Lula está dispensando a oposição de se opor ao seu governo. Ele se ocupa da tarefa de governar e de fazer oposição a si mesmo. É o líder da oposição hoje.
Josias de Souza, colunista do UOL
Josias acrescentou que Lula acumula declarações polêmicas e que geram crises em seu governo, como ao falar da guerra na Ucrânia. Para o colunista, o presidente precisa ser mais cauteloso em suas falas e se cercar de pessoas que o orientem a cuidar melhor de sua comunicação.
O Lula precisa levar a língua na coleira, sob pena de flertar constantemente com a maldição do cano furado, esbanjando tolices em um jorro constante. Antes de se preocupar com a paz na Ucrânia, Lula precisa negociar um cessar-fogo com a própria língua e convencê-la a parar de disparar mísseis contra seu pé.
Josias de Souza, colunista do UOL
Josias: Bolsonaro mimetiza Lula ao ensaiar discurso de vítima na Justiça
Josias de Souza comparou a situação de Jair Bolsonaro com a de Lula e avalia que o ex-presidente segue estratégia parecida com a do petista ao se vitimizar para evitar sua inelegibilidade. O colunista destacou que Bolsonaro também deve seguir os passos de Lula caso se torne inelegível e ser um cabo eleitoral valioso.
A estratégia do Bolsonaro mimetiza a do próprio Lula, que percorreu exatamente esse mesmo roteiro quando foi condenado na Lava-Jato: fez pose de vítima e recorreu a todas as instâncias. A diferença é que Bolsonaro já está sendo julgado em um tribunal superior. O caso dele é mais complicado do que o do Lula.
Josias de Souza, colunista do UOL
Zambeli: Declaração de Lula sobre jogos é mais uma ação da qual ele terá que recuar
O jornalista Fábio Zambeli, vice-presidente da Ágora Assuntos Públicos, também condenou a fala de Lula sobre os games. Ele destacou que o caso deve ser mais um na lista de recuos do presidente após a repercussão negativa de suas declarações.
Lula já deflagrou uma resposta muito negativa desse universo [dos games]. Vale lembrar que houve várias medidas do governo Bolsonaro voltadas para o mundo gamer. Sobre a frase do Lula, é mais uma daquelas em que haverá um recuo. Nesse governo, ele já fez várias vezes um recuo estratégico em suas declarações, tamanho o estrago delas.
Fábio Zambeli, jornalista e vice-presidente da Ágora Assuntos Públicos
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.