Topo

Caixa com bomba falsa é entregue em loja da família de Zema; mulher é presa

Do UOL, em São Paulo

19/04/2023 11h31Atualizada em 19/04/2023 15h59

A Polícia Militar prendeu a mulher que deixou um simulacro de bomba em uma loja da família do governador Romeu Zema em Araxá (MG).

O que aconteceu:

A mulher entregou um pacote endereçado ao governador Romeu Zema na loja de sua família em Araxá na manhã de terça-feira (18). O estabelecimento fica ao lado da casa dos pais do político, informou a polícia.

A postura da mulher era "incomum" e ela saiu rapidamente da loja após entregar o pacote. A caixa foi apresentada como "um presente para o governador", estava emitindo um som suspeito, e a polícia foi acionada.

O esquadrão antibombas do Bope descobriu que se tratava de um simulacro de bomba-relógio. A área foi liberada após ser descartado o risco de explosão.

A mulher de 58 anos, natural de São Paulo, foi presa em flagrante pela Polícia Militar no momento em que deixava Araxá em direção a Uberlândia. Ela foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil.

A Polícia Civil descarta qualquer motivação política por trás da ameaça.

A mulher foi autuada na Lei de Segurança Nacional, a qual prevê que "causar pânico ou terror contra órgão do Estado ou seus integrantes é crime". O delegado ressaltou que caberá à Justiça avaliar as medidas cabíveis, "seja por soltura com medidas restritivas ou até mesmo internação provisória em centro psiquiátrico".

O governador de Minas estava em Brasília no momento em que o pacote com a bomba falsa foi entregue. "O governo de Minas tomará todas as medidas cabíveis para a responsabilização. As ações preventivas de segurança que já são realizadas serão reforçadas", afirmou a assessoria de imprensa em nota.

Segundo os delegados Valter Andre Biscaro Salviano e Vinícius Ramalho, a mulher sofreria de "transtornos mentais". Aos policiais, ela teria dito que admirava Zema, que o presente tinha "uma simbologia de sucesso do governador" e que já teria entregado itens semelhantes a outros políticos em 2018.