Lula diz que tratará do GSI na volta e que Congresso faz CPI quando quiser
O presidente Lula (PT) disse em Portugal que decidirá sobre os próximos passos do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) quando estiver de volta ao Brasil:
Quando eu voltar, vou tomar a decisão que eu achar mais importante para o Brasil."
O que aconteceu?
O GSI está no centro de uma crise. Na última quarta-feira (19), foram divulgadas imagens do general Gonçalves Dias, ex-chefe do órgão, facilitando a saída de invasores do 3º andar do Planalto no último dia 8 de janeiro. Dias pediu demissão e Ricardo Cappelli foi designado como chefe interino.
Lula diz que CPI é prerrogativa do Congresso. Além do GSI, Lula também falou sobre a possibilidade de Câmara e Senado instaurarem uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro. Ele não se opôs a iniciativa e disse que as Casas podem "fazer (comissão) a hora que quiser". A expectativa hoje é que a comissão seja aberta.
Declaração foi dada durante fala à imprensa. No pronunciamento, Lula destacou o potencial de parcerias comerciais entre Brasil e Portugal e a atenção que pretende dar à questão ambiental — entre outros assuntos.
Lula falou sobre Ucrânia em Portugal. O presidente disse que "entende" o papel da União Europeia em dar apoio à Ucrânia no conflito contra a Rússia, mas que é hora de "parar a guerra". Lula afirmou que a guerra "não está fazendo bem à humanidade" e que é preciso "encontrar um grupo de pessoas que esteja disposto a falar em paz"
Almoço com chefe de governo está na agenda. Hoje, Lula almoça com o primeiro-ministro Antônio Costa. Pela tarde, o presidente deve participar da 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais.
Segundo o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com o governo português.
O que mais se sabe?
Visita a parlamento português preocupa. Na segunda-feira (24), Lula discursa na casa legislativa e está previsto um protesto organizado por manifestantes de extrema-direita. A fala do presidente brasileiro faz parte das comemorações pela Revolução dos Cravos, que acabou com a ditadura salazarista em Portugal.
Chico Buarque receberá prêmio. A entrega do Prêmio Camões ao artista por Lula também acontece na tarde da segunda-feira (24). A honraria foi conquistada em 2019, durante o Governo Bolsonaro — mas o ex-presidente se negou a assinar o diploma do prêmio.
Portugal é o sexto país visitado por Lula em 2023. Desde a posse, no dia 1° de janeiro deste ano, o presidente realizou viagens oficiais à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos. A previsão é que Lula fique cinco dias em Portugal e, depois disso, siga para a Espanha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.