Topo

GSI tornará públicas todas as imagens do 8/1, diz Cappelli

Ricardo Cappelli, chefe interino do GSI - José Cruz/Agência Brasil
Ricardo Cappelli, chefe interino do GSI Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/04/2023 20h57

O chefe interino do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Ricardo Cappelli, afirmou hoje que tornará públicas todas as imagens do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro em poder do órgão, cumprindo determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

O trabalho começará amanhã (22) de manhã.

O que aconteceu?

Moraes levantou hoje à tarde o sigilo das imagens e deu um prazo de 48h para que sejam entregues ao STF. O ministro também ordenou que o GSI entregue uma cópia da sindicância aberta pelo órgão para apurar o caso, e que a PF interrogue todos os agentes do GSI que estavam no Planalto no dia dos atos antidemocráticos.

Cappeli tuitou que cumprirá as medidas a partir das 9h deste sábado.

O GSI vinha negando a liberação das imagens com base na Lei de Acesso à Informação. Em sua decisão, no entanto, Moraes afirmou que a justificativa do órgão não se aplica às imagens da invasão à Praça dos Três Poderes.

Cappelli assumiu o cargo após a demissão do general Gonçalves Dias. Imagens de câmeras de segurança do Planalto reveladas nesta semana mostram o general andando no palácio durante os ataques. Em depoimento hoje à PF, Dias negou ter se omitido e disse que não teve "condições materiais" de prender os manifestantes.