Senadora Soraya Thronicke tem alta após ir para a UTI com crise alérgica
A senadora Soraya Thronicke (União-MS) teve alta neste domingo após passar quatro dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por conta de uma crise alérgica. A informação foi divulgada em seus perfis nas redes sociais.
O que aconteceu?
Soraya começou a se sentir mal no dia 21 de abril por conta de uma crise alérgica. Na última quinta-feira (27), os sintomas se agravaram e ela teve que ser internada na UTI do hospital DF Star, em Brasília.
Ela foi acompanhada pela médica Ludhmila Hajjar, que participou da equipe de transição do governo Lula. Hajjar também recusou convite para chefiar o Ministério da Saúde do governo Bolsonaro, por causa da condução da pandemia.
De acordo com os boletins médicos, Soraya teve um quadro de reação alérgica cutânea. Com a alta, a senadora continuará fazendo o tratamento em casa.
Memes na corrida presidencial
Soraya Thronicke foi candidata à Presidência da República pelo União Brasil em 2022. Durante a campanha, protagonizou uma série de momentos que viraram memes em debates televisivos.
Eleita ao Senado na onda Bolsonaro em 2018, Soraya rompeu com o ex-presidente e deixou o PSL, partido pelo qual ambos se elegeram. Nos debates, seus principais momentos ocorreram em embates com Bolsonaro.
Após Bolsonaro fazer um ataque machista à jornalista Vera Magalhães durante o debate Band/UOL, Soraya saiu em defesa da profissional. Ela ganhou as redes com sua referência à personagem Juma Marruá, protagonista da novela "Pantanal", que fazia sucesso à época.
"Quando homens são tchutchuca com outros homens mas vêm para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava, sim. E digo mais para você: lá no meu estado, tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas"
Soraya Thronicke, candidata à Presidência em 2022
No debate do SBT, Soraya voltou a trocar farpas com Bolsonaro. Na ocasião, os ataques acontceram por causa de indicações feitas por ela em despesas custeadas pelo orçamento secreto. Após o assunto ser mencionado pelo então presidente, ela rebateu.
"Quero dizer ao candidato Jair Bolsonaro: não cutuque onça com a sua vara curta. Respeito. Primeiro porque nós votamos da forma que vossa excelência disse. Segundo porque todas as minhas indicações do Congresso Nacional estão nas suas mãos, públicas. Estão em todos os sites, todas as redes sociais. Desafio o senhor a mostrar e a abrir todas as indicações de emenda de relator dos demais parlamentares do Congresso".
Outro momento de destaque da senadora durante a campanha foi seu embate com o candidato do PTB, o autointitulado padre Kelmon. O candidato do PTB foi colocado no debate da TV Globo com o objetivo de servir de linha auxiliar de Bolsonaro.
Soraya errou o nome do adversário —a quem passou a se referir como "candidato padre". Em um embate sobre mortes na pandemia, ela afirmou que o adversário era "um padre de festa junina".
"Perguntei se o senhor não tinha medo de ir para o inferno, porque o senhor não disse que deu nenhuma extrema-unção na pandemia. Sobre imposto único, eu vi que o senhor não estudou. O senhor está parecendo mais o seu candidato [Jair Bolsonaro], que é nem-nem: nem estuda e nem trabalha. E dizer mais: não deu extrema-unção porque o senhor é um padre de festa junina"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.