Topo

Esse conteúdo é antigo

Leia a íntegra da decisão de Moraes que autorizou operação contra Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

03/05/2023 16h07Atualizada em 04/05/2023 10h47

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, divulgou a decisão que autorizou uma operação da Polícia Federal na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e um grupo que atuou para falsificar a carteira de vacinação dele.

Leia a íntegra clicando aqui.

O que aconteceu:

A operação de hoje prendeu o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; a ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Além de Cid, foram presas outras cinco pessoas: o PM Max Guilherme Machado de Moura, o secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias João Carlos de Sousa Brecha, o assessor do ex-presidente Sérgio Rocha Cordeiro, o sargento Luís Marcos dos Reis e o ex-major do Exército Ailton Gonçalves Moraes Barros.

O celular do ex-presidente foi apreendido. Segundo Bolsonaro, seu aparelho não possui senha.

O coronel do Exército Marcelo Costa Câmara e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) também foram alvos de mandado de busca; por meio de nota, o parlamentar disse que colabora com a PF e ainda toma conhecimento dos detalhes das investigações.

As inserções de dados falsos sobre as vacinas teriam ocorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, segundo a PF; a suspeita é que os certificados de vacinação foram adulterados para permitir a entrada nos Estados Unidos, no fim do ano passado.