'Democracia não exige muro', diz Lula ao retirar grades do Planalto
O presidente Lula (PT) comemorou a retirada das grades em frente ao Palácio do Planalto e ao Palácio do Itamaraty, determinada por ele hoje.
O que aconteceu?
Lula falou com a imprensa e apoiadores nesta tarde após descer pela rampa do Planalto para ver como havia ficado a entrada do Palácio. "O Brasil não precisa estar cercado de grades. É deixar livre", disse o presidente.
As grades começaram a ser removidas por funcionários do Planalto por volta das 9h. Na sequência, retiraram do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
O presidente já havia reclamado publicamente das grades de proteção no Planalto e da barreira no acesso ao Palácio da Alvorada, residência oficial. Ele reforçou a promessa.
A democracia não exige muro, não precisa de muro. [...] Quis tirar da minha casa, vou tirar aquela muralha na frente do Alvorada. Eu vou tirar, depois a segurança veja como ela cuida para evitar qualquer problema, porque nunca teve. As pessoas iam na porta do Alvorada protestar."
Lula, após retirada de grades
O presidente disse ainda que vai conversar para que haja a retirada do gradil na praça dos Três Poderes, que separam os prédios do Planalto, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso. Sobre os vizinhos, disse que "cada um tira de onde quiser".
Ele disse ainda que vai reforçar os pedidos para retirar as barreiras de acesso aos palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais da presidente e do vice-presidente, com provocação aos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
Se eu quisesse cercar o povo, não permitir que ele faça protesto, não tem sentido a democracia. Aquilo [as barreiras de acesso] foi feito em um momento que o PT já não mandava mais no país, na gestão do Temer. Significa que quem faz coisa errada tem medo. Ficou durante toda a gestão do 'Coisa' [Bolsonaro]."
Lula, após retirada de grades
Segundo o UOL apurou, com a retirada, Lula espera:
- Diminuir o distanciamento simbólico entre a população e a Presidência;
- Mostrar que não tem "medo" de ameaças golpistas e que confia no trabalho que Polícia Federal, GSI e Ministério da Justiça e Segurança Pública vêm fazendo.
Não precisa de um muro. Se os irresponsáveis que tentaram dar o golpe quiserem fazer barulho, eles serão tratados de acordo com o comportamento deles."
Lula
As grades devem passar por restauração e não está descartado que elas voltem, segundo o ministro Marcos Antônio Amaro, do GSI. Isso deve acontecer durante eventos e quando houver indícios de protestos.
Tirar isso aqui é uma demonstração de que o Brasil está voltando à normalidade. Isso aqui [Planalto] nunca teve muro. Eu fui presidente durante oito anos. Quando tiver um evento que tiver que ter uma proteção para garantir, inclusive a segurança do povo, você bota uma grade simples como em qualquer lugar e depois você retira depois do evento. Mas ficar o Palácio cercado o tempo inteiro..."
Lula
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.