Topo

Esse conteúdo é antigo

Rui Costa vê falha do governo em relação ao marco do saneamento básico

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/05/2023 20h23Atualizada em 10/05/2023 20h23

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, admitiu erro do governo em relação ao marco do saneamento básico.

O que aconteceu:

Houve falta de comunicação com líderes da Câmara para impedir a derrubada de alterações feitas por Lula, avaliou Costa em entrevista à Globonews.

O ministro reconheceu ainda não ter conseguido liberar o pagamento de emendas no prazo esperado pelos parlamentares. O governo espera reverter o quadro no Senado, disse Rui Costa.

O chefe da Casa Civil disse ter solicitado diversas vezes uma reunião com líderes para apresentar o decreto, mas acrescentou que não foi possível realizá-la com antecedência.

Eu acho que temos que reconhecer um erro nosso. Eu tinha pedido duas ou três vezes que nós fizéssemos antecipadamente uma reunião com os líderes para apresentar o decreto. E, pelo excesso de trabalho e pela agenda dos parlamentares, nós não conseguimos fazer essa reunião com antecedência. E permitiu que a desinformação tomasse conta. Estamos corrigindo isso agora no Senado e, de forma antecipada, reunindo com os líderes"
Rui Costa, ministro da Casa Civil

O marco do saneamento básico foi aprovado no governo Bolsonaro e, no governo Lula, sofreu alterações. Deputados não receberam bem as mudanças, chamando-as de retrocessos, principalmente por permitirem que empresas públicas de saneamento prestem serviços a microrregiões ou regiões metropolitanas (RM) em contrato sem licitação.