Topo

Esse conteúdo é antigo

Carla Zambelli vira alvo de ação que pede devolução de dinheiro de vaquinha

Do UOL, em São Paulo

11/05/2023 14h03

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) virou alvo de uma ação civil pública que pede a devolução do dinheiro que ela arrecadou em uma vaquinha virtual.

O que aconteceu?

Ação protocolada por advogado junto à Justiça do DF alega que a deputada feriu o princípio de moralidade pública. A peça é assinada pelo advogado Amaury Soares Marques Junior.

Para o advogado, ainda que as doações sejam caracterizadas como "presentes", Zambelli não pode receber dinheiro de desconhecidos. Marques Junior cita ainda a "imoralidade" de usar a arrecadação para pagar multas aplicadas pelo TSE.

"Ainda que não se vislumbre crime ou ação típica, no ato aqui contestado, em que uma parlamentar, utilizando-se desta condição, socorre-se a uma rede denominada "vakinha" com intuito de arrecadar dinheiro do contribuinte para saldar seus compromissos pessoais, inegável sua imoralidade, razão suficiente para que seja coibido", diz trecho da ação.

Zambelli abriu vaquinha para pagar condenações judiciais e indenizações. A meta da parlamentar era juntar R$ 100 mil, mas, no último dia 27, ela já tinha alcançado mais de R$ 117 mil.

Ao UOL, Zambelli diz que é alvo de advogado que "parece ter ambições políticas e está usando meu nome para alcançá-las". Para ela, a mobilização pública se deu apenas visando a continuidade de seu trabalho.

O advogado que está me processando parece ter ambições políticas e está usando o meu nome para alcançá-las. Jamais usei meu cargo e estrutura pública para pedir contribuições e cerca de 3 mil pessoas que me apoiaram na vaquinha certamente desejam preservar a continuidade do meu trabalho, pautado justamente numa moral influenciada em bons valores, bem diferente da moral esquerdista, baseada em cultivar o vandalismo, o crime, o injusto e métodos econômicos fracassados.
Carla Zambelli, deputada federal (PL-SP)