Fachin extingue penas de Paulo Maluf após indulto de Bolsonaro
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, declarou extintas as penas de prisão impostas ao ex-deputado federal e ex-prefeito Paulo Maluf em duas ações penais nas quais ele foi condenado por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica para fins eleitorais.
O que aconteceu
A defesa de Maluf pediu a extinção das penas a partir do indulto natalino assinado por Bolsonaro em 2022. A alegação é que o ex-prefeito se enquadra nos critérios do benefício.
Este foi o terceiro pedido do ex-prefeito; os dois anteriores foram rejeitados. Na época, Maluf ainda não preenchia os requisitos formais para receber o indulto.
Agora, a PGR (Procuradoria-Geral da República) concordou com a defesa, e Fachin determinou a extinção da pena de prisão. O ministro considerou que, por ter mais de 70 anos e já ter cumprido mais de um terço da pena, Maluf atendia aos critérios do indulto.
Fachin, porém, destacou que o indulto atinge somente as penas privativas de liberdade, sendo mantidos outros efeitos da condenação. Maluf respondia à pena de dez anos e seis meses de prisão nas duas ações penais que respondia no Supremo.
Haure dos autos a pena total unificada de dez anos, seis meses e dez dias, tendo sido cumprido, até o momento, o lapso de cinco anos, quatro meses e vinte e três dias. Portanto, está preenchido o requisito objetivo alusivo ao tempo de cumprimento superior a 1/3 (um terço)"
Edson Fachin, em decisão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.