Deltan Dallagnol posta vídeo após ter mandato cassado: 'A vingança de Lula'
O deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e ex-procurador da Lava Jato publicou um vídeo no Twitter em alusão a uma suposta "vingança" do presidente Lula contra ele.
O que aconteceu:
O vídeo se inicia com a frase "A vingança de Lula" e usa falas do atual presidente contra a Lava Jato, como uma em que ele acusa o ex-procurador Deltan Dallagnol de ser "chefe de uma quadrilha de um grupo de procuradores" e outra em que Lula diz que só estará bem quando "f**** esse [Sérgio] Moro".
A publicação reproduz também uma fala ministro Gilmar Mendes, do STF, defendendo um "escrutínio muito severo" contra o que ele chama de "República de Curitiba", em alusão à força-tarefa da Lava Jato.
Deltan ainda acusa o ministro Benedito Gonçalves de ter cassado seu mandato "a pedido do PT, com base em uma mentira". Gonçalves foi o relator do caso contra o ex-procurador no TSE.
São exibidas manchetes de jornais com artigos de opinião e notícias sobre a cassação de Deltan, em paralelo às falas reproduzidas. O vídeo dura cerca de um minuto.
Cassação de Dallagnol
O plenário do TSE decidiu ontem, por unanimidade, derrubar o registro de candidatura e cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.
O TSE considerou que Dallagnol fraudou a Lei da Ficha Limpa ao sair do MPF, em novembro de 2021. Segundo o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, ele escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível.
Dallagnol pode recorrer da decisão, mas a perda do mandato tem efeito imediato. O ex-procurador pode apresentar embargos contra o entendimento dos ministros do TSE e até levar o caso ao Supremo Tribunal Federal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.