Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula cumprimenta Erdogan por reeleição: 'Conte com a parceria do Brasil'

Presidente Lula  - 25.abr.2023 - Juan Medina/Reuters
Presidente Lula Imagem: 25.abr.2023 - Juan Medina/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/05/2023 17h15Atualizada em 28/05/2023 19h04

O presidente Lula enviou uma mensagem de cumprimento ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. O turco declarou-se reeleito antes do resultado final.

O que disse Lula:

Brasileiro desejou "um bom mandato", marcado por "muito trabalho para o melhor do povo turco"

Lula disse que Erdogan pode contar com a parceria do Brasil: "na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo", escreveu no Twitter.

O Ministério das Relações Exteriores reforçou a mensagem e disse que "faz votos de pleno êxito" a Erdogan pelo novo mandato, "e manifesta sua disposição de seguir aprofundando a relação bilateral em prol do desenvolvimento econômico e social dos dois países, e da cooperação global pela paz e pelo combate à pobreza".

Erdogan está no poder há 20 anos

Recep Tayyip Erdogan, de 69 anos, está no poder há 20 anos, e declarou-se reeleito para um mandato de cinco anos.

Sua gestão promoveu transformações profundas na Turquia - incluindo uma guinada autoritária e conservadora-religiosa, além do afastamento do Ocidente e uma aproximação da Rússia.

A eleição na Turquia foi marcada por uma aliança inédita de oposição, que reuniu ex-adversários para tentar alcançar uma alternância de poder.

Agradeço a cada membro de nossa nação por ter confiado a mim a responsabilidade de governar este país mais uma vez nos próximos cinco anos. O único vencedor hoje é a Turquia.
Erdogan, em declaração após o fechamento das urnas

O polêmico "Reis" ("Chefe"), apelido dado a ele por seus apoiadores mais fervorosos, parecia ameaçado pela crise econômica, pelo desgaste do poder, pelas consequências do terremoto devastador de 6 de fevereiro e por uma oposição unida como nunca antes na história da Turquia.

Mas, ao final de uma campanha e do seu duelo mais acirrado - em dois turnos, pela primeira vez -, Erdogan venceu o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu.