Topo

Esse conteúdo é antigo

Pacheco: nome de Zanin para o STF será analisado antes do recesso

Rodrigo Pacheco no Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa - Roque de Sá/Agência Senado
Rodrigo Pacheco no Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

01/06/2023 14h44Atualizada em 01/06/2023 17h38

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse acreditar que o nome de Cristiano Zanin será avaliado pelo Senado antes do recesso parlamentar de meio de ano.

O que ele disse?

A sabatina e a votação do nome de Zanin na Casa serão encerradas até o começo de julho, estimou o senador em entrevista ao programa Estúdio I, da GloboNews.

A comunicação oficial de Lula ao Senado sobre a indicação de Zanin deve chegar ainda hoje no Senado, declarou.

Há acordo com Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para CCJ sabatinar Zanin neste período, afirmou. Alcolumbre é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, por onde os indicados a uma vaga no Supremo passam antes de serem aprovados ou rejeitados no Plenário do Senado.

"É importante que o STF tenha sua composição plena", disse Pacheco. O ministro Ricardo Lewandowski se aposentou no dia 11 de abril e, desde então, a Corte está com 10 ministros.

Pacheco repetiu que não vê problemas na indicação do advogado de Lula para cargo. O senador argumentou que Zanin cumpre com os pré-requisitos constitucionais para ser considerado como apto para uma cadeira no Supremo: a idade mínima de 35 anos, reputação ilibada e notório saber jurídico.

Nome de Zanin foi confirmado hoje

Lula anunciou a indicação no início desta tarde e disse que Zanin "se transformará em um grande ministro" do Supremo Tribunal Federal. "Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar", afirmou o presidente em evento no Itamaraty.

A escolha já foi publicada numa edição extra do Diário Oficial da União, pedindo o encaminhamento do processo ao Senado.

Mais cedo, Rodrigo Pacheco disse que Zanin está "otimista" e fará visita aos senadores para apresentar suas credenciais. O advogado esteve em São Paulo nas últimas semanas, optando por submergir dos holofotes enquanto aguardava a confirmação de que seria o indicado de Lula.