Topo

Com Lira, Sabino já é tratado como ministro em aniversário de líder do PT

Zeca Dirceu (PT-PR), líder do partido na Câmara, é cumprimentado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL),  - Lucas Borges Teixeira / UOL
Zeca Dirceu (PT-PR), líder do partido na Câmara, é cumprimentado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), Imagem: Lucas Borges Teixeira / UOL

Do UOL, em Brasília

21/06/2023 22h51

O deputado Celso Sabino (União-PA) já foi tratado como ministro no aniversário do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), líder do partido na Câmara, em Brasília. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), também foi à festa nesta noite.

O que aconteceu?

O aniversário de 45 anos do petista reuniu a bancada do partido, líderes do centrão e ministros do governo Lula (PT). A festa ocorreu no Restaurante da Tia Zélia, tradicional reduto lulista na capital.

Sabino já é dado como certo para assumir o Ministério do Turismo, a pedido do próprio partido. A ministra Daniela Carneiro (União), titular da pasta, também estava no local.

Oficialmente, o governo diz que o assunto "está sendo debatido", mas no Planalto já não há dúvida de que ela deva deixar o cargo, logo após Lula voltar da Europa, na semana que vem.

Mudança de status

Sabino chegou cedo, pouco depois das 20h, quando a comemoração começou. Vestido mais discretamente, de camiseta polo preta, ficou próximo a aliados do centrão, incluindo o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), principal entusiasta para que ele assuma a pasta.

Tanto entre representantes do centrão quanto entre petistas, ele já foi tratado como ministro. Sem usarem diretamente a palavra — pelo menos em alto e bom som —, deputados, líderes partidários e até outros ministros o cumprimentavam com entusiasmo, em tratamento totalmente diferenciado de outros "meros" colegas de Câmara.

Um dos responsáveis pela indicação de Sabino, Lira chegou por volta das 22h10, depois do parabéns, e passou cerca de 40 minutos. Ele circulou como circula no Congresso: cumprimentando a todos, com fila para saudá-lo, acompanhado por dois seguranças.

Daniela teve uma postura mais discreta. Ficou longe do palco e da banda, conversando com conhecidos entre as mesas, incluindo a colega ministra Cida Gonçalves (Mulher). Ela foi cumprimentada com entusiasmo pela presidente petista Gleisi Hoffmann (PT-PR), que defende sua permanência no Turismo.

A troca é resultado de uma pressão do União Brasil, que, em meio a uma disputa interna, quer rifar Daniela depois que ela indicou saída para o Republicanos.

Festa badalada

A festa reuniu base e oposição do governo. De lideranças governistas, como os deputados Isnaldo Bulhões (MDB-AL), líder do partido na Casa, e Reginaldo Lopes (PT-MG), relator da Reforma Tributária, às do centrão, como Lira e Elmar.

Zeca cantou parabéns ao lado do pai, o ex-ministro petista José Dirceu, a quem agradeceu nominalmente. A comemoração tomou o restaurante ao som de sertanejo e música pop brasileira.

Passaram pelo local pelo menos sete ministros lulistas, de diferentes partidos: Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Cida, Daniela, Jorge Messias (AGU), Juscelino Filho (Comunicações), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Renan Filho (Transportes) e Vinicius de Carvalho (CGU).