Topo

Rifada no cargo, ministra do Turismo diz que governo Lula respeita mulheres

Do UOL, em Brasília

21/06/2023 12h36

Com especulações sobre sua saída do cargo, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse que o governo Lula (PT) "respeita as mulheres".

O que aconteceu?

Em evento no Palácio do Planalto, Daniela falou como ministra de Estado, embora sua saída seja dada como certa. O deputado Celso Sabino (União-PA) é o cotado para assumir a pasta.

A ministra destacou suas ações à frente da pasta e ressaltou o número de ministérios ocupados por mulheres no atual governo. O evento é uma celebração da organização feminista Marcha das Margaridas.

Os elogios de Daniela fazem parte de uma estratégia que ela e o marido Waguinho (Republicanos), prefeito de Belford Roxo, têm adotado para tentar mantê-la no cargo, apesar de terem poucas chances de sucesso.

Um turismo que respeita as mulheres. Falando em respeito, nós estamos em um governo que literalmente respeita as mulheres. Inclusive, eu sou a 11ª mulher ministra do governo do presidente Lula. Me sinto muito honrada, muito lisonjeada de poder, através dessa política tão importante, que é o turismo, empoderar as mulheres."
Daniela Carneiro, ministra do Turismo

"Vamos seguir juntas na luta", respondeu Daniela à imprensa, na saída do evento, sem comentar se deixaria ou não o cargo. Ao público a ministra falou ainda que pretende receber as mulheres presentes em seu gabinete para "debater projetos".

Saída dada como certa

Oficialmente, o governo diz que o assunto "está sendo debatido", mas no Planalto já não há dúvida de que ela deva deixar o cargo, logo após Lula voltar da Europa, na semana que vem.

A troca é resultado de uma pressão do União Brasil, que, em meio a uma disputa interna, quer rifar Daniela depois que ela indicou saída para o Republicanos.

Não podemos reconhecer como espaço atribuído ao União alguém que pediu desfiliação. Não vamos colocar faca no pescoço do presidente. A gente está aqui para dialogar. Se ele quiser manter essa configuração, não podemos reconhecê-la [Daniela] como membro efetivo do partido."
Elmar Nascimento (União-BA), líder do União na Câmara, no UOL Entrevista hoje

Daniela e Waguinho participaram de uma reunião de emergência com Lula na semana passada, em que ele decidiu mantê-la no cargo. Lula pediu que a ainda ministra faça um levantamento das suas ações à frente do Turismo para "promover uma saída honrosa".

Lula se reuniu com Sabino durante a sua ida ao Pará, no último final de semana. O deputado é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de Elmar.

Na reunião com Lula, Waguinho argumentou que o presidente trocaria a ministra, sua apoiadora, por um "bolsonarista". Como Elmar, há registros de Sabino comemorando a prisão de Lula em 2018.