O colunista do UOL Josias de Souza lamentou a declaração de Carlos Alberto de Nóbrega no programa Roda Viva, ao criticar a falta de diploma de Lula, e considerou a fala preconceituosa.
A evidência de que a educação formal não é solução para todas as mazelas é a tolice que o Carlos Alberto está dizendo. Lula tem representatividade que o qualifica para ser presidente e se portou muito adequadamente. A população brasileira tem liberdade, e assim funciona a democracia, em votar em quem bem entender. Josias de Souza, colunista do UOL
No UOL News, Josias destacou que Lula enfrentou diversas mazelas ao longo de sua vida, comuns a milhares de brasileiros, e que a falta de um diploma não o desqualifica para ser presidente. O colunista ainda lembrou de mandatários que, mesmo com formação universitária, cumpriram mandatos desastrosos.
Lula tem uma formação que o Carlos Alberto jamais terá: de vivência. Privar uma pessoa assim de ocupar cargos executivos por não ter diploma seria uma tolice que só pessoas muito limitadas intelectualmente podem conceber. É um preconceito que não orna com alguém que se julga letrado. Carlos Alberto de Nóbrega mostra que a educação formal não dá às pessoas uma percepção política adequada. Josias de Souza, colunista do UOL
Josias: 'Toma lá, dá cá' precisa de recato e obedecer a certos princípios
Ao analisar o plano do União Brasil de inflar orçamento para aumentar verbas de ministérios, Josias de Souza citou o caso do Ministério da Saúde. O colunista explicou que a troca de interesse faz parte do jogo político, mas "precisa de recato e obedecer a determinados princípios" sob risco de uso indevido de verba pública.
Esse caso do Ministério da Saúde ilumina a perversão e ajuda muito a entender o que está acontecendo. A Saúde tentou forçar deputados e senadores a ajustar seus pedidos às necessidades do ministério. Deu um grande chabu. O 'toma lá, dá cá' é parte indissociável da política, mas esse caso do Ministério da Saúde é outro. O problema não é o balcão, mas a forma como ele funciona. Josias de Souza, colunista do UOL
Josias: Tarcísio se preserva para não sair como traidor da canoa bolsonarista
Josias de Souza considerou um acerto a postura comedida de Tarcísio de Freitas (Republicanos), citado por aliados de Jair Bolsonaro como possível nome para uma chapa com Michelle Bolsonaro para a disputa da presidência da República em 2026. Para o colunista, o cenário mais viável para o governador de São Paulo seria tentar a reeleição estadual.
Tarcísio precisa se equilibrar entre o governo federal, o bolsonarismo e o antibolsonarismo. Em algum momento ele terá que desembarcar dessa canoa, mas não pode sair como um traidor e atrair a ira do bolsonarismo mais radical que destruiu João Doria e pode destruir outro candidato nessa guerrilha de redes sociais. Ele faz muito bem em se preservar. Josias de Souza, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.