Topo

Conteúdo publicado há
10 meses

Lula rebate críticas por ser presidente sem diploma: 'Investi na educação'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/07/2023 20h12

O presidente Lula (PT) disse que o fato de não possuir diploma de graduação no ensino superior não impossibilitou que ele investisse na educação em seus primeiros mandatos. As declarações de Lula foram feitas na Argentina durante reunião do Mercosul.

O que aconteceu:

Lula destacou que tanto ele quanto seu vice-presidente nas primeiras gestões, José Alencar, não tinham diploma quando tomaram posse, mas tinham "consciência" da importância de investir na educação para potencializar o desenvolvimento do país.

O petista ressaltou que a Argentina, ao contrário, do Brasil, sabia da importância de criar instituições de ensino superior e, enquanto o país vizinho realizava sua primeira reforma universitária, o Brasil sequer tinha construído seu primeiro campus.

Para o líder brasileiro, se o país é considerado "atrasado" é porque "alguém quis que fosse assim", em referência a governantes que não priorizaram investimentos na educação pública de qualidade.

Em 1918 a Argentina já tinha feito sua primeira reforma universitária e o Brasil não tinha sequer sua primeira universidade. Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação".

Lula foi criticado por não ter diploma

O apresentador e humorista Carlos Alberto de Nóbrega, 87, fez críticas ao presidente Lula durante entrevista ao programa "Roda Viva" ontem (3).

O humorista contou que já convidou o presidente Lula para uma entrevista em seu podcast "O Pod é Nosso!". Questionado sobre o que perguntaria, ele disse que pediria para o petista explicar o fato de ter sido eleito presidente sem ter diploma.

"Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil...ser presidente da República? Por isso o país está desse jeito", disse o humorista.

O presidente Lula não se manifestou diretamente sobre as críticas de Carlos Alberto de Nóbrega.