Barroso é vaiado em evento da UNE e responde: 'Derrotamos o bolsonarismo'
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso foi vaiado e criticou o bolsonarismo durante congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes).
O que ele disse
Em vídeos publicados na internet, o ministro relembrou a época da ditadura e que um "longo caminho" foi percorrido "para que as pessoas pudessem se manifestar de qualquer maneira que quisessem". "Em 1964, houve um golpe de Estado cujo presidente foi destituído por um mecanismo que não estava na Constituição. Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos".
Ele também fez referência aos atos golpistas de 8 de janeiro. "Mais recentemente conseguimos resistir a um golpe de Estado que estava a caminho, portanto, temos compromisso com a história, com a verdade plural e com a obrigação de fazer um país melhor e maior".
O ministro gerou reações quando disse que "derrotamos o bolsonarismo".
Essa é a democracia que conquistamos. Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas
STF se posiciona:
O STF divulgou uma nota para afirmar que a fala do ministro sobre derrotar o bolsonarismo não se referia "à atuação de qualquer instituição".
O comunicado diz que a frase "nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo" referia-se ao voto popular.
A nota também minimiza o fato de Barroso ter sido vaiado durante o discurso. "As vaias - que fazem parte da democracia - vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE".
O Ministro do STF Luís Roberto Barroso, o Ministro da Justiça, Flavio Dino, e o Deputado Federal Orlando Silva estiveram juntos, no Congresso da UNE, para uma breve intervenção sobre autoritarismo e discursos de ódio. Todos eles participaram do Movimento Estudantil na sua juventude. Apesar do divulgado, os três foram muito aplaudidos. As vaias - que fazem parte da democracia - vieram de um pequeno grupo ligado ao Partido Comunista Brasileiro, que faz oposição à atual gestão da UNE. Como se extrai claramente do contexto da fala do Ministro Barroso, a frase "Nós derrotamos a ditadura e o bolsonarismo" referia-se ao voto popular e não à atuação de qualquer instituição Nota do STF
Parlamentares bolsonaristas criticam declaração de Barroso
No Twitter, deputados e senadores bolsonaristas criticaram as falas de Barroso.
A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de "exercer atividade político-partidária", previsto no art. 39, da lei 1079/50. Se, por um milagre, houver justiça nesse país, a perda do cargo é inegável.
-- Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 13, 2023
Quero ver a redação relativizar o crime de atuação politico-partidária do Min do STF Barroso. "Derrotamos o bolsonarismo" de que forma?
-- Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 13, 2023
Começou com atuação política contra a PEC do voto impresso na Câmara?
Precisamos de respostas e vamos tomar as medidas cabíveis. pic.twitter.com/14JyVd3TBP
Não há como justificar o injustificável. Barroso foi traído pela soberba e sua fala política ultrapassa o papel de um magistrado, se enquadrando nos crimes de responsabilidade descritos no Art. 39º da Lei 1079/1950.
-- General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) July 13, 2023
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberAparentemente o PT teve mais aliados do que imaginávamos. Esse é o Twitter. "Nós derrotamos o bolsonarismo", diz Barroso em evento da UNE https://t.co/6wRuaeEfLm
-- Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) July 13, 2023
Barroso, por que o Inquérito IPL 1361/2018-4 SR/PF/DF, depois de 5 anos ainda não foi concluído, mas serviu de base para tornar Bolsonaro inelegível?
-- Gilberto Silva (@cabogilberto) July 13, 2023
"Nós derrotamos o bolsonarismo" é a confissão de que o TSE agiu contra o candidato Jair Bolsonaro.https://t.co/dksBOB0HUr
As diversas falas do Min Barroso denotam, além de ativismo político, destemor.
-- Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) July 13, 2023
Não há respeito e prova o que muitos de nós senadores temos insistido: hipertrofia judicial, estado de excessão e atropelo da separação dos poderes.
Existem proposições de oitivas e até pedidos de? pic.twitter.com/NzvnMB9d46
Isso é normal? Escrachou de vez? Imagine um ministro do STF dizendo numa palestra q eles "derrotaram o lulo-petismo". A oposição entrará com processo de impeachment contra Barroso por cometer crime de "exercer atividade político-partidária", previsto no art. 39, da lei 1079/50. pic.twitter.com/v7zD7Opgim
-- Carlos Jordy (@carlosjordy) July 13, 2023
Barroso após dizer que Judiciário virou poder político agora o ministro vai além e como um militante sem se preocupar com a envergadura de seu cargo diz "nós derrotamos o bolsonarismo" em confissão de que atuou não de acordo com a lei e a constituição mas sim com fins políticos. pic.twitter.com/6YnfKD1yti
-- Júlia Zanatta (@apropriajulia) July 13, 2023
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.