Economista ligado ao PT, Pochmann será novo presidente do IBGE, diz Pimenta

O ministro Paulo Pimenta, da Secom (Secretaria de Comunicação Social), informou hoje que o economista Marcio Pochmann, ligado ao PT, vai assumir o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele é o atual presidente do Instituto Lula.

Marcio Pochmann que vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso. Ele vai ser o presidente, vai assumir o IBGE.
Paulo Pimenta, ministro da Secom

O que aconteceu

Ala próxima a Tebet não aprova escolha. No Planalto, aliados do presidente Lula (PT) dizem que Pochmann não teria sido bem recebido pela ala econômica, em especial por pessoas próximas à ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), devido à sua forte ligação com o PT. O instituto é ligado à pasta de Tebet, do MDB.

O IBGE está sob a direção de Cimar Azeredo, ex-diretor de pesquisas, desde o começo de janeiro. Ele é funcionário de carreira do instituto, onde trabalha desde os anos 1980, e seria o nome apoiado por Tebet para se manter no cargo.

A nomeação do economista é vista como uma vitória do PT. Pochmann é professor da Unicamp (Universidade de Campinas) e filiado ao partido desde os anos 1980. No segundo mandato de Lula, foi presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Pimenta participou hoje de uma reunião com o presidente e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, sobre o novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento). Lula passou o dia em repouso no Alvorada, se recuperando de um procedimento contra dores no quadril.

Lula se recupera bem

Segundo o ministro, o presidente está se recuperando bem e deverá despachar amanhã do Alvorada. "Será agenda normal, mas aqui no palácio", explicou Pimenta.

Lula realizou na manhã de hoje um procedimento "minimamente invasivo" para aliviar dores crônicas no quadril direito. O presidente reclama de dores na "cabeça do fêmur" há meses. O procedimento foi realizado sem intercorrências.

Continua após a publicidade

Lula já havia realizado uma infiltração no domingo (23) no hospital Sírio-Libanês de São Paulo. "Funcionou por 12 horas. Segunda [ontem] de manhã, eu já estava com dor de novo", disse.

O presidente planeja fazer uma cirurgia em outubro para a solução definitiva do problema. O procedimento é considerado de baixo risco, mas exige meses de repouso.

PAC sai em agosto

Ficou decidido que o Novo PAC será lançado no dia 11 de agosto, em um evento no Rio de Janeiro. O programa foi adiado pelo menos três vezes.

Esse é um dos principais projetos do terceiro mandato de Lula e o principal projeto de Rui, com orçamento anual de R$ 60 bilhões. Segundo o ministro da Casa Civil, o novo programa teria foco em PPPs (parcerias público-privadas) e deverá não só construir novos projetos como retomar as milhares de obras de infraestrutura paradas pelo país.

Segundo o UOL apurou, os principais motivos foram práticos e de relação com o Congresso:

Continua após a publicidade
  1. A Casa Civil se reuniu com os 26 estados e o Distrito Federal para ouvir as prioridades de cada um, o que levou mais tempo do que o esperado. Os representantes levaram pelo menos três projetos de infraestrutura que, avaliam, sejam prioridade para a sua região.
  2. O governo também pretendia apresentar o programa com o arcabouço fiscal fechado. O plano é que o projeto fosse aprovado no primeiro semestre, antes de junho, o que não aconteceu. Agora, o governo diz que o PAC deverá ser apresentado em agosto de qualquer forma -- mesmo que o marco ainda esteja na Câmara.

Deixe seu comentário

Só para assinantes