8/1: Presidente da Câmara de Porto Alegre cita incômodo com Dia do Patriota

Hamilton Sossmeier (PTB-RS), presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, comentou durante entrevista ao UOL News desta sexta-feira (25) a respeito do projeto que institui 8 de janeiro como o Dia do Patriota na cidade. A data ficou marcada pelos atos golpistas uma semana após o presidente Lula (PT) assumir a Presidência.

A gente percebe um incômodo da Casa com esse projeto, inclusive com a repercussão. Foi um projeto que passou batido, como tantos outros na Câmara. O título do projeto é um título que agrada tanto esquerda quanto a direita, mas o pessoal não se atentou ao simbolismo dessa data.

"Percebi hoje na Câmara o incômodo de muitos vereadores com esse projeto em si", completou.

Sossmeier acredita que houve "desatenção" dos parlamentares ao não ligarem o 8 de janeiro com os atos golpistas.

Acredito que os próprios vereadores das comissões que assinaram esse projeto, quero crer, não se deram por conta da data em si, se deram conta apenas do título, não ligaram a data aos fatos. Acredito que foi mais uma desatenção do que uma intenção de votar um projeto que a gente sabe que alarmou o Brasil.

Sakamoto: Vereadores de Porto Alegre chamam criminosos de patriotas

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto também comentou a respeito da instituição do Dia do Patriota como 8 de janeiro em Porto Alegre. Para o colunista, os vereadores da cidade que aprovaram o projeto chamam criminosos de patriotas.

Claro que foi má-fé, pessoas dentro do parlamento de Porto Alegre olharam para isso, acharam uma boa ideia porque queriam apoiar aquelas pessoas que foram presas por invadir e vandalizar a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Continua após a publicidade

"Patriota é aquele que preserva a coisa pública, protege a coisa pública, segue as leis, atua pelo crescimento do país, e não aquele que vai, destrói, quebra e provoca terrorismo", completou.

Sakamoto ainda afirmou que o 8 de janeiro é um dia histórico, e que deveria ser lembrado para que atos como aqueles não se repitam.

Seria mais justo se a Câmara de vereadores de Porto Alegre tivesse usado o dia 8 de janeiro para fazer o Dia do Combate ao Terrorismo ou Dia do Combate à Violência Política para poder lembrar o que aconteceu e evitar que aquilo se repita.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes