Mauro Cid: advogado diz que depoimento à PF 'não tem a ver com o Delgatti'
Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid prestou depoimento na tarde de hoje à PF (Polícia Federal) em Brasília, onde está preso desde maio.
O que aconteceu
Cid permaneceu na sede da PF por cerca de seis horas, mas o depoimento completo durou aproximadamente de duas horas, segundo Cezar Bitencourt, advogado do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Ainda de acordo com o advogado, uma queda de sistema atrasou a oitiva. "O sistema caiu, nós estamos há horas esperando [...] Depoimento foi em torno de duas horas. Uma conversa, bate-papo, orientação", explicou.
Questionado sobre o teor das declarações de Cid, Bitencourt evitou dar detalhes. "Falou sobre o que perguntaram. Sobre os fatos", disse. Em seguida, negou que o cliente tenha falado sobre o hacker Walter Delgatti. "Nem sei do Delgatti. Não tem nada a ver com o Delgatti", afirmou.
Convocado para falar nas CPIs sobre o 8 de janeiro, tanto a do Congresso quanto a da Câmara do Distrito Federal, Cid se manteve calado. Ele não se pronunciou sobre os casos de joias desviadas pelo governo Bolsonaro ou sobre possível falsificação de cartões de vacina, que resultou em sua prisão neste ano.
O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro recentemente contratou uma nova defesa, com o advogado Cezar Bitencourt. Na semana passada, Bitencourt disse à revista Veja que Cid iria confessar no caso das joias e colocaria o ex-presidente como mandante do esquema, mas depois recuou e deu versões divergentes.
Ontem, o advogado se encontrou por dez minutos com o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), responsável pelo relatório desse inquérito.
10 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Delcio de Oliveira Junior
E aí tudo "Jóia" ? Crime cometido no exercício de função , cargo , ou mandato com Dolo , premeditação , agravantes e co-autoria dos nossos "Preciosos" militares , essa malta de gente do 'bem" , da "família" , e do Altíssimo , todos claro , ungidos e abençoados . Se fuçar , tem mais gente "ímpia e pura " envolvida nessa "Gema" . Adulto não comete erro legal , comete crime , não adianta dizer que foi sem querer , estava sobre efeito de barbitúricos , pedir desculpas , tirar as calças e pisar em cima, dizer que é comunismo , ahhhh essa PF comunista, perseguição de gente de "BEM" (que não existem) e etc... É necessária a devida prestação judicial e jurídica , ou seja , é Cana . A Casa dos Bolsonaros , feita de areia de praia , palha e fumaça , está caindo , demorou . Contra fatos não há argumentos .
Marcos José de Campos
Um tenente-coronel do exercito, obrigado a prestar depoimento, pois um hacker com ficha criminal, sem provas, acusou o ex-presidente Bolsonaro?????
Maria Lúcia Bello Severo Leite
" EL CID" , vai dar um depoimento ! Toda a mídia Escrita , Falada e turmas das TVs, são convocadas, além dos vários parlamentares, para entrevistar o "figura" a ser entrevistado, envergando a farda do exército ( vergonha, para a classe...) cheio de condecorações e estrelas, com certeza, recebidas por" atos de bravura"... Inicia-se o espetáculo e nos primeiros minutos, o depoente se nega a responder as perguntas, alegando seu direito constitucional ao silêncio .... Pergunta: Quanto tempo ainda teremos que aguentar e ver essa "palhaçada"? A participação dele em todos os fatos relatados, já estão comprovados e fartamente documentados ....Basta apenas "vontade política" , para solução final ...!