Tiro, armas e coach: o que se sabe sobre a operação que envolveu Jair Renan

Jair Renan Bolsonaro, o filho "04" do ex-presidente, foi alvo de mandados de busca e apreensão na manhã de ontem. Segundo a colunista do UOL Juliana Dal Piva, um celular, um HD e alguns papeis com anotações eleitorais foram apreendidos como parte da operação Nexum da Polícia Civil do Distrito Federal.

A operação

Os investigadores apuram um esquema de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Ao todo, os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, e dois de prisão em Brasília e em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Os policiais cumpriram mandados em dois endereços de Jair Renan: um apartamento em Santa Catarina e outro em Brasília. Ele é ligado ao principal alvo da operação: o coach, advogado e instrutor de tiro Maciel Carvalho, 41.

Carvalho, o suposto mentor do esquema, já foi alvo de duas outras ações da Polícia Civil do DF neste ano, a Operação "Succedere" e "Falso Coach". Enquanto na "Falso Coach" o advogado de Jair Renan era suspeito de usar CPF falso para comprar armas, a "Succedere" investigava as "empresas noteiras" —sete empresas de fachada responsáveis pelo fornecimento ilícito de notas fiscais falsas.

Já a operação atual investiga se Carvalho participa de um grupo que usava um CPF falso para abrir contas bancárias e empresas fantasmas.

O grupo agiria a partir de um laranja e de empresas fantasmas. Eles usariam a falsa identidade de Antônio Amâncio Alves Mandarrari para abertura de conta bancária e para constar como proprietário de empresas usadas como laranjas.

Qual é a relação de Jair Renan com Maciel Carvalho?

Maciel Carvalho tem 41 anos e ficou conhecido por sua relação com Jair Renan. Ele também se apresenta como empresário, ex-pastor da Assembleia de Deus e coach.

De instrutor a advogado. Carvalho era instrutor de tiros de Jair Renan e da mãe dele, Ana Cristina Siqueira Valle. Mas, no ano passado, ele passou a se apresentar como advogado do 04. No dia 29 de setembro, foi ele quem se apresentou à polícia para registrar um boletim de ocorrência depois que a casa de Jair Renan, no Lago Sul, foi pichada.

Continua após a publicidade

Carvalho também passou a cuidar da imagem do filho do ex-presidente. Após ataques nas redes sociais, o advogado adequou o perfil de Jair Renan na internet. Ele orientou o pupilo a trocar a publicação de imagens em casas noturnas por fotos de terno e gravata e frases motivacionais, segundo o próprio 04 ao site Metrópoles.

Carteira de habilitação de Jair na casa de Carvalho. O advogado chegou a ser preso em janeiro deste ano por suspeita de posse, porte e comércio ilegal de armas de fogo. Durante a operação em uma sala comercial ligada ao advogado, a polícia encontrou a CNH do filho de Bolsonaro durante apreensão de documentos, celulares, computadores, munições e armas.

Maciel Carvalho, advogado e instrutor de tiro preso no DF por falsificar CPF para adquirir armas
Maciel Carvalho, advogado e instrutor de tiro preso no DF por falsificar CPF para adquirir armas Imagem: Reprodução/Facebook

O que diz a defesa de Jair Renan?

Admar Gonzaga, advogado de Jair Renan, falou à colunista do UOL Juliana Dal Piva que o cliente estava tranquilo. "Temos que olhar o assunto por dentro porque o alvo é outra pessoa que era instrutor de tiro do Renan. Qualquer um pode ser alvo de falsificação", afirmou. "Renan está tranquilo", completou o advogado, que assumiu o caso nesta quinta-feira.

A defesa ainda vai pedir acesso aos autos para compreender o que motivou o mandado contra Jair Renan.

Continua após a publicidade

Flávio Bolsonaro questiona operação

Irmão em defesa de Jair Renan. O senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que não faz sentido investigar Jair Renan por lavagem de dinheiro porque ele "não tem onde cair morto".

Uma pessoa que não tem onde cair morta e está sendo investigada por lavagem de dinheiro. Não faz muito sentido isso, né? Eu espero que este critério seja usado para todos. Tem investigadores procurando pelo em ovo, mesmo sem ter nada, independente do sobrenome. Tomara que isso vire uma praxe agora. Ao que parece, é mais uma vez uma desenfreada em cima de Bolsonaro e todo seu entorno.
Flávio Bolsonaro, após operação da Polícia Civil

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.