Esse conteúdo é antigo

Carla Araújo: Xadrez da reforma ministerial de Lula deixa mágoas e fissuras

A colunista do UOL Carla Araújo disse no UOL News que as trocas ministeriais do governo Lula (PT) deixaram mágoas em Ana Moser, ex-ministra do Esporte, e Márcio França (PSB), tirado de Portos e Aeroportos.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) por meio de nota, após quase dois meses de negociação intensa entre Planalto e centrão.

Os novos ministros serão os deputados André Fufuca (PP-MA), em Esporte, e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), em Portos e Aeroportos. Márcio França fica com o Ministério da Micro e Pequena Empresa, criado justamente para o governo abrigar mais representantes do centrão.

Ana Moser, que sai do governo, e Márcio França, realocado para uma pasta menor, ficaram muito insatisfeitos e, mais do que isso, escancarando publicamente essa insatisfação.

Moser soltou uma nota dura, lamentando que durante a campanha ela e o presidente Lula pensaram no Esporte como uma política de país.

França estava no desfile [de 7 de setembro] e estava bem deslocado, bem contrariado, no fundo, e não na frente dos ministros, quase como um ministro 'B'.

Carla: 7/9 dentro da normalidade faz pouco público ser uma questão menor

Carla comentou que pouco público na celebração do 7 de setembro é apenas uma questão menor.

Continua após a publicidade

No ano passado, a gente estava em outro momento, no meio do processo eleitoral. Bolsonaro estava usando a data e usando a máquina, soltando as benesses possíveis e as que não eram permitidas para tentar conquistar votos, usando toda a estrutura do governo para usar esse feriado.

Existia um receio muito grande para a fala do Bolsonaro. Em 2021 ele tinha ido à Paulista chamar o Moraes de canalha.

O governo se propôs a reconquistar a data. Por mais que Lula tenha falado durante a semana que os militares se 'apoderaram' do desfile, continuou sendo um desfile essencialmente militar, mas totalmente dentro da normalidade, sem ameaça à democracia.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.