Maierovitch: Barroso tem missão de unir Poderes, só precisa conter a língua

O ministro Luís Roberto Barroso, novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), tem como missão unir os Poderes da República, mas para isso precisará segurar a língua, afirmou o colunista do UOL Wálter Maierovitch durante o UOL News desta quinta-feira (28).

Maierovitch disse que Barroso assume a presidência do Supremo em um bom momento de consolidação democrática, lembrando dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Qual é sua primeira grande tarefa? É cumprir aquilo que o Montesquieu dizia e nossa Constituição adotou, que é a harmonia entre os poderes. E ele falou disso em sua manifestação.

O colunista do UOL afirmou que parte do Congresso Nacional acredita que o STF está ultrapassando sua competência e que Barroso terá de atuar nessa frente.

Para o Barroso fazer tudo isso ele tem que ficar muito atento ao sistema de freios e contrapesos, que estabelecem a competência, ou seja, precisa azeitar bem isso. E precisa também se segurar um pouco, ele é aquilo que chamamos de pedante, presunçoso. Ele precisa se segurar nisso, segurar a língua.

Carla: Tarcísio, Fátima Bernardes e Túlio Gadelha chamam a atenção na posse de Barroso

A colunista do UOL Carla Araújo comentou durante o UOL News desta quinta-feira a respeito dos bastidores da posse do ministro Barroso como presidente do STF. Segundo a colunista, a presença de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, da jornalista Fátima Bernardes e de Túlio Gadelha chamaram atenção.

Barroso hoje termina a noite saindo daqui e indo para uma festa de recepção, que vai reunir muitos convidados. Uma festa que esgotou os convites. Outra celebridade que passou por aqui foi a Fátima Bernardes com o deputado, namorado dela, Tulio Gadelha, fez barulho quando chegou. Uma cerimônia com muitas trocas de elogios.

Continua após a publicidade

Carla Araújo também afirmou que Barroso quebrou o protocolo algumas vezes e prometeu colocar pautas progressistas para votação no Supremo.

Barroso quebrou o protocolo ao dar um beijo na ex-presidente Rosa Weber, eles são muito amigos. Foi uma cerimônia marcada por essa troca de elogios e o ministro deu a toada do que ele chamou de pautas das minorias, ele disse que não são pautas progressistas, são pautas que a gente tem que colocar como tema na sociedade e que ele pretende tocar na presidência.

Barroso endossou perspectiva de diversidade no STF já indicada por Rosa Weber, analisa professora

A professora de direito da UFMG Juliana Cesário Alvim afirmou durante entrevista ao UOL News desta quinta-feira que o ministro Luis Roberto Barroso endossou a perspectiva de diversidade no STF em seu discurso de posse.

O ministro Barroso veiculou esse recado, na linha do que a ministra Rosa Weber já vinha manifestando nos últimos tempos e na última semana mais intensamente. O ministro Barroso endossou essa perspectiva de diversidade, falou muito da questão das mulheres e também das pessoas negras.

Continua após a publicidade

Questionada a respeito da próxima indicação do presidente Lula ao Supremo, Juliana Cesário Alvim afirmou que a questão do gênero não deve ser desconsiderada.

A meu ver, acho que essa questão precisa ser amplamente debatida, discutida, desvinculando a questão da identidade como se fosse o único marcador suficiente para alguma marcação, mas não desconsiderando sua importância.

Tales: Lula hesita em indicação após Barroso, escolhido por Dilma, abraçar Lava Jato

O colunista Tales Faria afirmou que o presidente Lula tem hesitado na indicação do novo ministro do Supremo após o atual presidente da Corte, Luis Roberto Barroso, escolhido por Dilma Rousseff, abraçar a Operação Lava Jato.

O Barroso foi escolhido pela Dilma Rousseff sem os dois se conhecerem, Dilma teve indicação do Barroso, Barroso teve atuações conhecidas como advogado. A Dilma o escolheu e acabou que o Barroso se tornou um Lava-Jatista, contra os interesses do Lula, do PT, etc. O Lula está um pouco marcado por isso.

Continua após a publicidade

Tales Faria afirmou ainda que o presidente gostaria de escolher alguém que assumisse um papel de líder no STF.

O Gilmar [Mendes] é uma espécie de líder mais forte do Supremo. O Lula pensa ter alguém que possa trazer uma liderança. Lula quer alguém com esse poder de liderança, daí o motivo de o Flávio Dino ter crescido nas bolsas de apostas.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes