Esse conteúdo é antigo
OpiniãoPolítica

Josias: Embaixador de Israel reunido com Bolsonaro é grave erro diplomático

O embaixador de Israel no Brasil Daniel Zohar Zonshine "cometeu um erro diplomático grave" ao se reunir com parlamentares e com o ex-presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A análise é do colunista Josias de Souza, em participação no UOL News desta quinta (9).

O embaixador errou ao encostar este evento que se realizou na Câmara ao Bolsonaro e ao bolsonarismo. Ao fazer isso, ele cometeu um erro diplomático grave, que não se espera de um diplomata experiente como ele. Josias de Souza, colunista do UOL

No encontro, segundo publicação de Bolsonaro nas redes sociais, foi exibido um "filme sobre as atrocidades do Hamas", referindo-se aos ataques realizados pelo grupo terrorista a Israel em 7 de outubro.

Josias avaliou que "Israel está fazendo um grande esforço, não só no Brasil, para justificar a ação militar que desenvolve na Faixa de Gaza" ao repetir estas imagens dos ataques do Hamas. O colunista ressaltou, porém, que "não há mais dúvidas sobre o excesso dos crimes de guerra" de Israel em sua ofensiva à Faixa de Gaza.

Por ser um representante do Estado israelense, o embaixador deveria tratar com o atual governo, e não com um ex-presidente "que tem simpatia por Israel", na opinião de Josias. O colunista reforçou que o diplomata cometeu um equívoco.

Essa aproximação entre o embaixador e Bolsonaro constitui um erro. Há uma regra de ouro na diplomacia segundo a qual 'países não têm amigos; os Estados têm interesses'. Todo movimento do embaixador tem que levar em conta que a relação primordial dele deve se dar com o Estado brasileiro. Josias de Souza, colunista do UOL

Ex-embaixador: Há fortes indícios de que Israel dificulta saída de Gaza

O ex-embaixador Sergio Florêncio disse "haver fortes indícios" de que Israel está dificultando a saída de brasileiros da Faixa de Gaza. O diplomata disse que a demora na liberação do grupo de brasileiros "é injustificável", até pela postura "equilibrada" do país no Conselho de Segurança da ONU.

Continua após a publicidade

Há indícios fortes de que o governo israelense está dificultando a saída dos 34 brasileiros. Isso fica mais evidente na medida em que outros países retiraram seus nacionais pela porta de Rafah e os brasileiros continuam em Gaza. Essa é uma atitude abominável por parte de Israel, e o governo brasileiro tem subido o tom das críticas ao governo israelense por essa demora injustificável. Sergio Florêncio, ex-embaixador

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes