Esse conteúdo é antigo

Lula chora em discurso ao lembrar de participação em cúpula internacional

O presidente Lula (PT) se emocionou hoje durante discurso ao se lembrar da primeira cúpula do G8 que participou, em 2003.

O que aconteceu

Lula chorou ao discursar para formandos do Instituto Rio Branco, no Itamaraty. Ele se lembrava de quando foi à Evian (França) para uma cúpula do G8, em junho de 2003. Ele se confundiu e disse G7.

Ele narrou que ficou apreensivo ao entrar em uma sala onde estavam autoridades que só tinha visto pela televisão, como o ex-presidente norte-americano George Bush e o ex-premiê britânico, Tony Blair.

"O que eu vou fazer dentro dessa reunião?", se perguntou, apontando que não falava inglês. "Me baixou uma coisa que eu acho que tem que nortear vocês: não esquecer o que vocês são, o que vocês querem, porque a gente não compra nem honra, nem caráter em shopping. A gente traz de família, de berço".

Ele disse que, depois de lembrar de suas origens, "nunca se sentiu tão confortável". "Porque eu tinha definido, antes de qualquer coisa, que eu não era inferior a eles, que não era menor. Que eu representava não o Lula, não a quantidade de problema... mas o povo brasileiro", declarou, recebendo aplausos dos formandos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.