Tabata lança pré-candidatura à Prefeitura de SP na laje da casa da mãe
A deputada federal Tabata Amaral (PSB), 30, lançou hoje sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo, dia em que a cidade completa 470 anos.
O que aconteceu
Palco do evento foi a casa onde Tabata cresceu, na Vila Missionária, zona sul. A deputada frequenta a casa aos fins de semana porque mãe dela ainda mora no local. A estratégia da pré-campanha é exaltar a origem humilde e a ligação da parlamentar com a periferia.
Márcio França (PSB) e Datena (PSB) sentaram à mesa junto com Tabata para anunciar a pré-candidatura, na laje da casa da mãe de Tabata. O ministro do Empreendedorismo é um dos maiores entusiastas da candidatura de Tabata tendo o apresentador como vice. Datena se filiou ao PSB, mas ainda não bateu o martelo se sairá candidato.
No discurso, Datena elogiou Tabata, mas não deu indícios se será vice na chapa e afirmou que ainda deve conversar com o partido. A pré-candidata destacou que já fez o convite, junto com as lideranças do PSB. O apresentador se filiou ao PSB em dezembro — esta é a quinta vez que ele ensaia disputar uma eleição.
Um vizinho tocou a jingle "Lula lá" no fim do discurso de Datena. Mais tarde, a jornalistas, o apresentador disse que foi chamado por Guilherme Boulos (PSOL) para compor a chapa na disputa à Prefeitura de São Paulo em duas ocasiões. A vice de Boulos será Marta Suplicy, que vai se filiar ao PT.
Lu e Geraldo Alckmin (PSB) participaram por vídeo. O vice-presidente e Lula estarão em palanques diferentes na eleição paulistana — o petista irá apoiar a chapa formada por Boulos e Marta Suplicy, que volta ao PT na semana que vem.
Polarização só é boa para quem consegue se eleger desses votos. Polarização não tapa buraco, não resolve o problema da segurança pública, da educação.
Tabata Amaral
Só serei pré-candidato se me for pedido isso. Jamais irei negar o convite de um partido em que confio, não me furtaria absolutamente. Não depende de mim, depende dela [Tabata] e de uma decisão do partido e acho cedo para que isso seja discutido.
Datena
Disputa eleitoral na zona sul
Tabata exibiu um vídeo e lançou o manifesto intitulado "Uma só cidade", com destaque ao combate à desigualdade social. A ideia é tentar furar a polarização entre Guilherme Boulos e Ricardo Nunes (MDB), pré-candidatos mais bem colocados, com um debate centrado na cidade. O marqueteiro dela é Pablo Nobel, responsável pela campanha vitoriosa de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de SP, que também colaborou com Javier Milei, na Argentina.
Chapa de vereadores terá primeira vacinada contra covid do Brasil e esposa de França. A enfermeira Monica Calazans e a professora e ex-primeira dama Lúcia França foram apresentadas como pré-candidata, assim como a cicloativista Renata Falzoni.
Escolha do local mostra o protagonismo que a zona sul deve ter na eleição. Conforme mostrou o UOL, além de Tabata, Ricardo Nunes e Guilherme Boulos têm base na região.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.