Padilha desconversa sobre mal-estar com Congresso: 'Nunca rompemos'
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, desconversou sobre ser alvo de críticas de parlamentares, principalmente do centrão.
O que aconteceu
Ele disse que as relações com o Congresso estão "melhores do que nunca". Acrescentou que se reúne todos os dias com líderes da Câmara e do Senado.
Padilha disse que o governo não rompeu e nunca romperá a relação com o Congresso. As declarações ocorrem enquanto o ministro é alvo de críticas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Principal nome do centrão, Lira reclama que Padilha não cumpre acordos. Outra queixa é ele vazar informações de negociações em curso. Mas o pano de fundo é a briga pelo controle de emendas parlamentares, parte delas vetada por Lula na sanção do Orçamento.
Durante o governo Jair Bolsonaro, Lira se acostumou a comandar o repasse. O Planalto tenta retomar a administração destas verbas.
O governo em nenhum momento rompeu nem nunca romperá com a relação do Congresso Nacional, seja com os presidentes das duas Casas, seja com os líderes da base e da oposição também.
Ministro Alexandre Padilha
Panos quentes
Padilha tratou de ser diplomático e não aumentar o atrito. Ele se pronunciou antes do evento que marca o recomeço dos trabalhos legislativos.
O ministro também deixou claro que fala em nome do governo. Por fim, ressaltou que os resultados obtidos ano passado, quando a reforma tributária e novo marco fiscal foram aprovados.
A dobradinha vai continuar e ajudar a manter o equilíbrio das contas públicas, disse Padilha. Neste ano, a eleição vai encurtar o tempo que o governo tem para aprovar pautas de seu interesse.
Deixe seu comentário