Conteúdo publicado há 3 meses

Aliados de Lula sobre operação contra Bolsonaro e aliados: Chegando a hora

Políticos governistas comemoraram a operação da PF deflagrada hoje contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

O que aconteceu

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que "o tempo da verdade chegou". A deputada federal afirmou que a ação não se trata de perseguição, mas da conclusão de uma investigação que "desvendou a trama e seus novelos sujos".

Jair Bolsonaro comandou uma tentativa de golpe contra Lula e contra a Democracia, em articulação com seus cúmplices civis e militares, inclusive ex-ministros e altas patentes, Gleisi Hoffmann no X.

Gleisi ressaltou a necessidade de "julgar e punir exemplarmente" aqueles que chamou de "comandantes do golpe". "A começar pelo chefe inelegível, sob as regras do estado democrático de direito que eles tentaram destruir", escreveu.

A grande mentira sobre fraude eleitoral, disseminada por Bolsonaro e seu gabinete do ódio, preparou o terreno para militares corrompidos por ele prepararem as manifestações golpistas diante dos quartéis e os atentados de 8 de janeiro
Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) disse que está "chegando a hora". "PF dá 24 horas para Bolsonaro entregar o passaporte, há pouco assessores, militares e seguranças ligados ao ex-presidente, foram alvos de prisões e busca e apreensão", publicou no X.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, questionou "quem são os mandantes", em referência aos atos de 8 de janeiro. Em publicação com uma foto de Bolsonaro, ele lembrou os ataques aos Três Poderes e disse que "o cerco está fechando".

As investigações vão trazer respostas para não só punir os mandantes, mas também mostrar ao mundo inteiro que a nossa democracia é inabalável.
Marcelo Freixo

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse que "a casa tá caindo". O pré-candidato à prefeitura de São Paulo, usou uma foto de Bolsonaro ao lado de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e do atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes.

Continua após a publicidade

O senador Randolfe Rodrigues (AP) citou a prisão do ex-assessor de Bolsonaro, Filipe Martins. "Em 2021, denunciei em plenário o gesto NAZISTA do Filipe Martins. Mas, segundo ele, estava apenas ajeitando a lapela. A boa notícia é que agora essa lapela vai ficar impecável, com o tempo de sobra que ele terá para arrumá-la", escreveu.

A operação de hoje

Jair Bolsonaro é alvo de busca e apreensão. O mandado foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Os agentes foram até a casa de Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) para recolher seu passaporte. Como o documento não estava no local, foi dado o prazo de 24 horas para a entrega.

Continua após a publicidade

Valdemar Costa Neto foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. O presidente do PL foi alvo de buscas na manhã de hoje na operação Tempus Veritatis, que mira suposta organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado para manter Bolsonaro na presidência.

A PF também apreendeu o celular de Tércio Arnauld Thomaz, ex-assessor do ex-presidente. Ele estava em Angra com Bolsonaro.

O coronel Marcelo Costa Câmara e Filipe Martins, ex-assessores de Bolsonaro, também foram presos. A PF ainda prendeu Rafael Martins de Oliveira, major do Exército.

Ex-ministros de Bolsonaro são alvos de busca e apreensão. Entre os alvos da PF estão Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira.

Deixe seu comentário

Só para assinantes