Conteúdo publicado há 10 meses

Augusto Heleno defendeu 'virar a mesa antes das eleições' em reunião

O general Augusto Heleno afirmou que o governo deveria "virar a mesa antes das eleições" para garantir a vitória em 2022.

O que aconteceu

A declaração foi feita durante reunião ministerial ocorrida em 5 de julho de 2022, que teve imagens divulgadas hoje. O vídeo da reunião é uma das provas que motivaram a operação da PF contra suposta organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado.

"No dia seguinte, todo mundo reconhece e fim de papo", disse o general, em referência ao resultado das eleições. Ele também citou a reunião do então presidente do TSE, Edson Fachin, com embaixadores e diplomatas para evitar a desinformação nas eleições.

"Vamos ter que agir contra determinadas instituições e determinadas pessoas", defendeu o militar, então ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

O general Hamilton Mourão relativizou a fala de Heleno ao comentar sobre o assunto hoje. "Muitas vezes as frases são retiradas de um contexto. Acredito que aquilo tenha sido uma força de expressão", afirmou em entrevista à CNN.

Não vai ter segunda chamada de revisão. Não vai ter revisão do VAR. O que tiver que ser feito, vai ter que ser feito antes das eleições. Se tiver que virar a mesa, é antes das eleições. Depois das eleições será muito difícil que tenhamos alguma nova perspectiva.
General Augusto Heleno, em reunião ministerial

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.