Conteúdo publicado há 1 mês
OpiniãoPolítica

Tales: PF se debruça sobre com quem Cid falava e a quem interessa vazamento

Após o vazamento dos áudios de Mauro Cid, a Polícia Federal se esforça para saber com quem o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro falava e a quem interessa a divulgação desta conversa, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta sexta (22).

A pergunta que a PF quer fazer a Cid, e não vai aceitar uma resposta vaga, é: 'Com quem você estava conversando?' Não tem como ele dizer que não se lembra. Se ele disser isso, estará no sal, porque a delação premiada cai. É fundamental saber a quem interessa esse vazamento.

Interessa, em primeira linha, a algum bolsonarista ou ao próprio Bolsonaro, para confundir as investigações ou para que possam ser anuladas as provas contra ele. Dificilmente seriam anuladas porque, independentemente da delação, a PF já avançou nas investigações e tem como provar boa parte das acusações que pesam contra Bolsonaro. Tales Faria, colunista do UOL

Tales levantou outras duas hipóteses sobre quem teria vazado a conversa de Cid: a defesa ou a própria família do tenente-coronel. O colunista ressaltou que a manutenção do acordo de delação premiada depende do esclarecimento sobre esses áudios.

Outra possibilidade é que seja a própria defesa do Mauro Cid. Quando Cid foi indiciado, o advogado reclamou que não era isso o que estava combinado. A nota [divulgada pela defesa de Cid] é uma tentativa de o advogado dizer que a defesa não se interessa pelo vazamento e de afastar as suspeitas contra ele. Mas elas pairam na PF. É possível que a defesa de Cid tenha feito isso para pressionar a Justiça, a PF e Alexandre de Moraes.

A outra suspeita é a família de Cid. Quando ele diz não se lembrar com quem conversava, joga suspeitas sobre si mesmo e a família dele. É inevitável que ele lembre.

A linha de investigação agora é saber com quem ele conversou e por que interesses veio esse vazamento. É isso o que vai determinar se Moraes e a PF passem a considerar válida ou não a delação de Cid. Essa é a grande questão sobre a qual a PF vai se debruçar nesse depoimento com Cid hoje. Tales Faria, colunista do UOL

O que aconteceu:

Mauro Cid sugeriu ter sido pressionado pela PF, a quem acusou de ter uma "narrativa pronta" sobre as investigações. As declarações estão em áudios revelados pela revista Veja, aos quais o UOL teve acesso.

Continua após a publicidade

Foi marcado um depoimento de Cid hoje, às 13h, no STF, no gabinete de Moraes.Há a possibilidade de anulação do acordo de delação premiada do tenente-coronel.

Maierovitch: Quem deveria chamar Cid era Gonet, e não Moraes

A convocação de Mauro Cid para se explicar pelos áudios vazados deveria ficar a cargo do procurador-geral da República Paulo Gonet e não de Alexandre de Moraes, disse o jurista e colunista do UOL Wálter Maierovitch.

O Alexandre de Moraes não pode passar a mão em um farol, começar a iluminar e ir atrás como se fosse um xerife. Isso favorece o bolsonarismo. Está na hora de colocar a coisa no lugar. Temos um procurador-geral da República. Quem é o destinatário geral de toda essa operação? Moraes? Não; é Paulo Gonet. Ele é quem tem que interferir, chamar Cid e dizer 'olha, existe um contrato aqui; está havendo alguma coisa?' Wálter Maierovitch, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes