Conteúdo publicado há 30 dias

Deputado bolsonarista aciona PF após relatar vandalismo em gabinete no CE

O deputado federal André Fernandes (PL-CE), que é pré-candidato a prefeito de Fortaleza, acionou a Polícia Federal com uma notícia-crime após relatar que teve o gabinete vandalizado na capital cearense.

O que aconteceu

Ação ocorreu na madrugada desta segunda-feira (1º) e foi flagrada por câmeras de segurança. Os registros divulgados pelo político mostram um grupo com mais de 10 pessoas na frente do gabinete do parlamentar. Alguns escreveram "golpista" na parede do gabinete e filmaram, enquanto outros colocaram o boneco com o rosto de Fernandes no chão e atearam fogo.

Deputado diz que fez boletim de ocorrência. Ele também divulgou que encaminhou ofícios ao secretário de segurança pública do Ceará e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informando o caso.

Parlamentar afirma que se incomodou com a "certeza da impunidade". Ele apontou que os grupos Levante Popular da Juventude e Levante Popular Ceará assumiram autoria da vandalização em seu gabinete.

"Se era uma tentativa de me intimidar, não funcionou", disse. Fernandes questionou por que um boneco com o seu rosto foi queimado durante a ação do grupo na frente de seu gabinete e perguntou se o ato poderia ser entendido como uma ameaça. O parlamentar ainda declarou esperar a apuração do caso e a punição de todos os envolvidos na ação.

Polícia Civil diz apurar o crime ambiental de pichação e de injúria. A corporação reforçou a importância do registro de ocorrência para o repasse de mais informações sobre o caso. Eles explicaram que as imagens das câmeras de segurança já estão auxiliando o trabalho dos investigadores.

Levante Popular da Juventude diz que acionamentos do deputado são "respostas desmedidas". Ao UOL, o grupo argumentou que a ação do deputado "confirma uma tentativa de criminalização dos movimentos populares" e explicou que a "ação simbólica" feita no gabinete de Fernandes aconteceu "em todos os estados".

Deixe seu comentário

Só para assinantes