Conteúdo publicado há 19 dias
OpiniãoPolítica

Josias: PEC das Praias escancara porteira da especulação imobiliária

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição] das Praias, relatada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), deve aumentar a especulação imobiliária na orla brasileira, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta terça (4).

Não há menção à privatização de praias no projeto. Estamos falando de imóveis que ficam na orla, sobre os quais a União tem alguma participação, e que deveriam estar submetidos a um controle muito mais rigoroso do que ocorre hoje.

A fórmula proposta nessa PEC relatada por Flávio Bolsonaro é um escárnio. Em vez de corrigir uma deficiência, que é a ausência de controle da União sobre esses terrenos, escancara a porteira para a especulação imobiliária na orla brasileira.

Embora não esteja mencionada a hipótese de privatizar praias, a limitação do acesso de brasileiros a determinadas praias pode ocorrer. Obviamente isso não vai acontecer em Ipanema, Copacabana, Guarujá... Há o risco de, uma vez aprovada essa proposta, ocorrerem limitações de acesso às pessoas ao ambiente mais democrático do país hoje. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias lamentou a maneira como o debate sobre o assunto ganhou corpo, com a discussão entre Luana Piovani e Neymar nas redes sociais. O colunista ainda classificou uma possível aprovação do projeto como "vergonhosa e um vexame".

É um projeto inadequado, discutido de uma forma envergonhada, e que ganhou visibilidade da forma mais inusitada. Os interessados nessa matéria deveriam ter escancarado o debate. Que exponham à luz do dia, e não dessa forma escamoteada.

Flávio Bolsonaro chegou a dizer que estava fazendo esse movimento todo 'em nome da defesa dos pobres'. Interesse da família Bolsonaro por pobres é algo até risível, depois de conhecermos a trajetória dela e os quatro anos do governo Bolsonaro.

O que está por trás dessa PEC é, sim, um interesse econômico fortíssimo. A aprovação dessa proposta levaria a uma especulação imobiliária de grandes proporções. Se a União não consegue controlar, imagine alguns prefeitos submetidos à pressão econômica de conglomerados que têm grande interesse em explorar propriedades na orla.

É muito lamentável que estejamos tratando disso depois que a questão ganhou visibilidade por conta de um barraco produzido nas redes sociais pela Luana Piovani e pelo Neymar. É uma pena discutirmos isso com atraso. Se esse projeto for aprovado, sancionaremos uma grande vergonha e um grande vexame. Josias de Souza, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes