Conteúdo publicado há 1 mês

Ciro Nogueira: É errado fazer uso político de atentado contra Trump

O uso político do atentado contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump é errado e não será defendido, analisou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) no UOL News da manhã desta segunda-feira (15).

Trump ficou ferido na orelha após tiros serem disparados durante um comício neste sábado (13) em Butler, na Pensilvânia.

É um fato lamentável. Temos que condenar e tomar cuidado com nossos grandes líderes, com essa quantidade de loucos que tem no mundo. Não é só no Brasil, é no mundo inteiro, vários líderes e políticos sofreram esse tipo de atentado. O que tem que nos unificar é a condenação exemplar desse tipo de ato.

Nenhum tipo de uso político eu vou passar pano e vou defender. Está errado. Espero que os homens públicos do nosso país e do mundo tenham responsabilidade com esse tipo de ato. Temos que cuidar dos nossos líderes e condenar, exemplarmente, esse tipo de atentado.

Como foi o atentado

Siga UOL Notícias no

Trump discursava a apoiadores quando foi alvo de disparos. Nos vídeos que registraram o momento, é possível ouvir os tiros e, logo depois, Trump leva a mão à orelha e se abaixa. Em seguida, agentes do Serviço Secreto correm para protegê-lo no palanque. O comício era realizado em Butler, no estado da Pensilvânia.

Imagens mostram que parte da orelha de Trump sangrou. Quando foi retirado do local por seguranças, o republicano ergueu o punho em direção à multidão. "Senti a bala rasgando a pele", escreveu Trump em uma rede social.

Duas pessoas morreram, sendo uma delas o atirador. O atentado está sendo investigado como possível ato de terrorismo doméstico. De acordo com Anthony Guglielmi, chefe de comunicação do Serviço Secreto, os disparos foram feitos de uma "posição elevada" fora do comício, e o atirador foi "neutralizado" por agentes. Outras duas pessoas ficaram gravemente feridas.

Continua após a publicidade

Presidente Lula (PT) classificou o episódio como 'inaceitável'. "O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável", publicou Lula no X (ex-Twitter).

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes