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O Radar das Eleições

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Na TV, Boulos quer tirar pecha de invasor e martelar laços com Lula e Marta

Mostrar que sua chapa é composta pela figura de Marta Suplicy (PT). Reforçar a imagem de candidato do presidente Lula e tentar desfazer o estigma de invasor de terras. Esses são três desafios que campanha de Guilherme Boulos (PSOL) vai tentar explorar no horário gratuito obrigatório de rádio e TV.

As campanhas eleitorais de rádio e TV começam no dia 30 de agosto e a estratégia de Boulos está a cargo do marqueteiro Lula Guimarães, que possui experiências eleitorais bem-sucedidas como a de João Doria para a prefeitura em 2016. Mas também amarga alguns trabalhos que não deram resultado positivo como as campanhas presidenciais de Geraldo Alckmin, em 2018, e de Marina Silva, em 2014.

Segundo apurou a coluna, os primeiros programas de Boulos devem fazer uma apresentação dele e de Marta. A avaliação interna é a de que muitos eleitores ainda não faz a associação entre os dois políticos e a aliança precisa ser consolidada.

A aposta ao dividir o espaço com a ex-prefeita é trazer a memória do paulistano em relação à gestão de Marta - que foi prefeita de 2001 a 2004 e, segundo uma pesquisa Datafolha feita em março deste ano, foi considerada a melhor prefeita em 40 anos por 16% dos eleitores, liderando o ranking.

A expectativa é que Marta possa expandir a votação de Boulos sobretudo na periferia, onde ele quer crescer e precisa consolidar o voto que já possui.

O candidato de Lula

Outra mensagem que as inserções devem destacar é a de que Boulos é o candidato de Lula. A identificação com o presidente é tida como crucial, já que qualquer eleitor de Lula tem potencial direto de ser eleitor de Boulos, avaliam membros da campanha. O problema é que essa imagem conjunta também ainda não está totalmente cristalizada na cabeça do eleitor.

Lula ainda não gravou um vídeo com Boulos. O discurso do Palácio do Planalto é de a agenda eleitoral não pode se sobressair em relação à agenda do presidente e que gravações com candidatos só podem ser feitas "fora do horário de trabalho". A legislação permite que o presidente use os finais de semana e feriados para a campanha e Lula já avisou que fará isso.

Ainda não há uma data marcada para uma gravação exclusiva de Lula para Boulos, mas a campanha já está preparada para usar imagens que serão feitas em dois atos de campanha neste sábado: um pela manhã em Campo Limpo, reduto de Boulos, e outro à tarde na praça do Forró, zona leste da cidade. A expectativa é que o presidente Lula compareça aos dois eventos ao lado também de Marta.

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A campanha do psolista inclusive minimiza uma suposta demora de Lula em fazer os vídeos "oficiais" com Boulos e diz que ainda dá tempo, já que a campanha em rádio e TV só começa no dia 30.

Imagem mais suave

A imagem de Boulos dando um tapa na carteira de trabalho levada por Pablo Marçal (PRTB) a um debate foi considerada negativa por membros da campanha. A avalição é que ele "caiu na armadilha" e reagir com irritação não colabora para a imagem mais madura e suave que os marqueteiros querem colar em Boulos.

Justamente por isso os programais eleitorais tentarão mostrar um lado pessoal, de um pai de família, que amadureceu na política, e que quer e pode "cuidar da cidade".

Segundo um integrante da campanha, é preciso acabar com o estigma de invasor de propriedades que cerca o candidato.

Outro desafio é lidar com ataques como o que tenta colar em Boulos a fama de ele ser usuário de cocaína. Boulos já ganhou inclusive direito de resposta pelas ofensas.

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Mas integrantes da campanha admitem que têm que trabalhar para evitar que ele "perca a cabeça" nos enfrentamentos com Marçal. E isso implica também em reavaliar as participações e estratégia nos debates.

Aposta nas ruas e redes sociais

Apesar de desenhar estratégias para a propaganda eleitoral, a campanha admite que o tempo curto destinado a Boulos no primeiro turno - de cerca de dois minutos - obriga com que o trabalho em busca de votos seja concentrado "nas ruas e nas redes".

"Nosso foco também será apresentar as propostas que ele tem para cuidar da cidade de São Paulo e colocar o nosso exército nas ruas. Cada candidato a vereador da nossa aliança será um cabo eleitoral", disse à coluna o deputado licenciado Rui Falcão (PT), um dos coordenadores da campanha de Boulos.

Os chamados santinhos dos vereadores virão com as fotos de Boulos, Marta e Lula.

Para ouvir mais sobre o tema, assista o comentário no Radar as Eleições, videocast do UOL, que estreou nesta terça-feira.

Reportagem

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