Conteúdo publicado há 1 mês
OpiniãoPolítica

Sakamoto: Caso Silvio Almeida já é usado pelo bolsonarismo contra Lula

O caso Silvio Almeida, agora ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, demitido após denúncias de assédio sexual, já é usado pelo bolsonarismo para criticar o presidente Lula, seu governo e os Direitos Humanos, afirmou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto durante participação no UOL News 2ª Edição desta sexta-feira (6).

Temos uma situação que além do dano à própria Anielle, o ministro entregou um presente à extrema direita. Ou seja, tem um componente para essa discussão que é o componente individual e humano. Nenhuma pessoa deve ter o seu corpo, a sua dignidade violada. Sob nenhuma circunstância, nenhum lugar, de nenhuma forma. Como a própria ministra colocou, é uma situação que aconteceu.

A palavra da vítima foi dada e ela confirmou o que aconteceu. É claro que o Silvio de Almeida vai se defender, vai contrapor e dizer que é uma mentira e tudo inventado. Vai ficar difícil, porque ele tava falando isso em um momento em que a Anielle estava em silêncio, não se manifestava.

A mulher tem todo direito de ficar em silêncio, não podemos cobrar da mulher que foi vítima ou potencial vítima de um assédio. Não podemos forçar a vítima a sofrer duas vezes por algo que ela viveu. (...) Silvio se colocou em uma posição de 'lembramos os excluídos, os que se sujeitam às violências e opressões, estamos juntos no governo'. Agora ele é em si um ator de causa de sofrimento e opressão. A extrema direita já está usando isso a torto e a direito nas redes sociais, já está batendo muito, o próprio Bolsonaro está chamando o Silvio de Almeida de 'taradão da Esplanada'.

Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Sakamoto reforça que o caso está sendo usado não apenas pelo ex-presidente, mas também por seus aliados e pela rede bolsonarista.

Os aliados dele estão usando [isso para falar] 'olha a hipocrisia'. Não que o bolsonarismo concorde com os direitos humanos. Eles querem os direitos humanos só para eles, não quer para todos, [não quer] a universalização dos direitos humanos, da dignidade humana. Mas ele está batendo nisso e falando 'olha a hipocrisia, olha a pessoa que cobrava da gente e o que ela faz'. Isso é muito ruim. Eles vão usar isso como chance para bater no governo Lula, mas principalmente, independentemente do governo Lula, para bater na efetivação dos direitos humanos. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Faltou dinâmica, faltou processo. Politicamente é uma tragédia. Politicamente, o bolsonarismo já usa o que aconteceu contra o governo Lula. Estou querendo que nada fosse divulgado? De maneira alguma. O que estou falando é que esse pacotão que surge da inação, além das ações individuais de Silvio de Almeida, mas também a inversão institucional do governo. O bolsonarismo está usando esse pacote todo para criticar o governo. A crítica só não é maior porque o bolsonarismo fez coisa semelhante, no caso com o presidente da Caixa. (...) Tem o 'pintou o clima' com jovens venezuelanas refugiadas. Ou seja, não é que o bolsonarismo tenha moral para isso. Não tem. Mas vai usar isso mesmo assim. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes