OpiniãoPolítica

Atentado no DF faz dois movimentos ganharem força no país, aponta deputado

O atentado na praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), realizado por Francisco Wanderley Luiz, faz com que dois movimentos ganhem força no país, destacou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), em entrevista ao UOL News deste sábado (16).

Dois movimentos ganham força agora e dependem tanto do Congresso Nacional quanto da Justiça. O primeiro deles é a regulamentação das redes, que nós já estamos tentando há bastante tempo fazer no Congresso Nacional, mas que tivemos resistência exatamente da extrema direita.

E embora nós tenhamos aprovado o regime de urgência para a apreciação do PL 2630, nós não conseguimos votar, o que levou o presidente Arthur Lira a criar um grupo de trabalho, isso ficou esquecido exatamente por nós não termos garantia de uma maioria para fazer a regulamentação dessas redes.

Então, isso volta agora no Congresso Nacional com mais força, lembrando que volta também esse assunto no STF, que tem agora o prazo de julgamento que inicia dia 27 de novembro.
Rogério Correia, deputado federal

O deputado federal apontou ainda que os julgamentos e punições pelos crimes cometidos em tentativa de golpe em 8 de janeiro também são temas que voltam com mais força neste momento.

O segundo é o julgamento e punição dos crimes cometidos de tentativa de golpe de 8 de janeiro, que está ainda num andar de baixo. Aqueles que foram lá quebrar as coisas, etc. Isso está sendo incentivado pelo núcleo político forte da extrema-direita. Em especial, como nós apontamos na CPMI do golpe que eu fiz parte, o ex-presidente Jair Bolsonaro como principal responsável.

Então, isso volta à tona. Fica uma pressão maior para que a procuradoria-geral da República, o procurador Paulo Gonet, possa já fazer as denúncias e a Polícia Federal agilizar o último processo, que ainda está em investigação, que é exatamente a tentativa de golpe que levou aos atos do 8 de janeiro. Então, esses dois assuntos voltam com força.
Rogério Correia, deputado federal

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.