OPINIÃO
Tales: Janja atrapalha o governo quando tenta protagonizar eventos oficiais
Colaboração para o UOL
18/11/2024 10h48
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, prejudicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao xingar Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e futuro membro do governo de Donald Trump, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta segunda (18).
Durante discurso em um painel do G20 Social, um dos grupos reunidos no encontro do G20 no Rio de Janeiro, Janja usou a expressão "fuck you, Elon Musk" para atacar o empresário sul-africano. O dono do X, nomeado por Trump para chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, respondeu: "Eles vão perder a próxima eleição".
A Janja precisa entender que ela não pode protagonizar um evento como esse. Foi uma barbeiragem monumental, um pouco por esse espírito da Janja por tentar ser protagonista em momentos nos quais não deve ser.
É compreensível que Janja tenha posições firmes. A Dilma [Rousseff, ex-presidente] falava que exigiam das mulheres que fossem muito mansinhas, educadinhas, e isso é machismo. Janja tem o direito de ter posições firmes, mas não pode querer protagonizar um momento desses.
Acabou falando uma besteira, xingando com um palavrão. Vejo menos problemas com Musk e Trump e mais internos. Fica parecendo o que Bolsonaro fazia, que era falar palavrão o tempo inteiro. Tales Faria, colunista do UOL
Tales concorda com as queixas da primeira-dama à falta de espaço para ela dentro do Planalto, mas ressaltou que estas críticas não justificam o xingamento a Musk. A primeira-dama mandou O bilionário 'se f*', em inglês, durante participação em um painel do G20 Social, um dos grupos que se reuniu no encontro do G20, no Rio, no sábado (16).
Janja tem certa razão quando reclama que existe um certo machismo por não quererem lhe dar um espaço, um gabinete dentro do Palácio do Planalto como outros primeiras-damas de outros países têm. Isso é uma reclamação razoável.
Não há motivo para uma primeira-dama não poder responder cartas de ofício e ter uma equipe. Nisso ela tem razão, mas ela pisou na bola redondamente e atrapalhou o presidente. O próprio Lula disse não ser o caso de brigar com Trump, Musk ou ninguém.
Sem citar o nome dela e nem a situação, Lula deu um toque de não ser isso o que quer, e que o Brasil precisa ter uma conversa de Estado, de presidente para presidente, com questões pragmáticas. A Janja pisou feio na bola. Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja a íntegra do programa:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL