Topo

Esse conteúdo é antigo

Saiba quais são os últimos acontecimentos ligados ao novo coronavírus pelo mundo

Usando máscaras, turistas asiáticos passam em frente à Igreja San Luigi dei Francesi, em Roma, fechada por conta do coronavírus - Filippo Monteforte/AFP
Usando máscaras, turistas asiáticos passam em frente à Igreja San Luigi dei Francesi, em Roma, fechada por conta do coronavírus Imagem: Filippo Monteforte/AFP

Paris

03/03/2020 12h11

Novos balanços e fatos marcantes sobre a expansão do novo coronavírus pelo mundo.

Veja abaixo quais são os desenvolvimentos mais recentes da epidemia de covid-19.

Mais de 3.000 mortos

Em todo o mundo: mais de 92 mil casos, incluindo 3.127 mortes, 77 países e territórios afetados, de acordo com um balanço estabelecido pela AFP com base em fontes oficiais hoje, às 9h.

Principais países afetados: China continental (80.151 casos, incluindo 2.943 mortes), Coreia do Sul (5.186 casos, incluindo 28 mortes), Irã (2.336 casos, incluindo 77 mortes), Itália (2.036 casos, incluindo 52 mortes), Japão (268 casos, incluindo 12 mortes e mais de 700 casos registrados no navio Diamond Princess).

Recontaminação?

Com oito casos de coronavírus registrados em pessoas que estiveram de passagem pela Itália, cresce o medo na China de recontaminação pela epidemia.

Tratamento "até o verão"

Um tratamento médico para o novo coronavírus pode estar disponível "até o verão ou início do outono" (no hemisfério norte), de acordo com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.

Impacto econômico

Na China, as fábricas da gigante taiwanesa Foxconn, principal fornecedora da Apple, operam apenas com 50% de sua capacidade de produção habitual devido à epidemia.

Na Itália, a Bolsa de Valores de Milão registrava uma recuperação clara esta manhã, após várias sessões de queda.

Na França, a Feira Mundial do Turismo de Paris, que deveria receber mais de 100 mil pessoas de 12 a 15 de março, foi cancelada.

Punho-punho

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se prepara "para o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020", disse o presidente na terça-feira, apesar das preocupações com o coronavírus.

Nos Estados Unidos, a NBA enviou uma nota para suas franquias: os jogadores de basquete devem cumprimentar os fãs com punho-punho em vez do "high five" (tapa com a palma da mão).

Na Alemanha, o clube RB Leipzig pediu desculpas na segunda-feira depois que seus guardas expulsaram no domingo espectadores japoneses.

Sem aperto de mão

Os negociadores europeus e britânicos, reunidos nesta terça-feira para um segundo dia de negociações sobre as relações pós-Brexit entre a UE e o Reino Unido, concordaram em evitar apertar as mãos.

Resultado negativo

O papa Francisco, que cancelou um retiro por um "resfriado" que o faz tossir, foi testado negativo para o novo coronavírus, segundo o jornal italiano Messagero.

Mozart

Para o violinista e maestro russo Vladimir Spivakov, Mozart ou a ópera italiana podem ajudar a tratar a doença, porque "se Mozart ajuda vacas, certamente ajudará os homens".

Coronavírus liga alerta pelo mundo